Quer aprender a preparar arroz basmati, esse arroz super aromático e de sabor suave e adocicado? Estou pronta para te ajudar a desvendar todos os segredos desse arroz não muito comum no Brasil.
Ainda assim, preparar arroz basmati não é complicado. Você pode optar pelo método mais conveniente para você. Seja ele por absorção que se assemelha ao método mais usual no Brasil, na panela de arroz ou até por imersão. Todas essas formas são possíveis
Formas de cozinhar arroz basmati:
1- Na panela
Esse é o método mais comum para nós brasileiros. O método na panela comum por absorção. No caso de cozinhar o arroz basmati na panela siga os seguintes passos:
PROPORÇÃO: 1 xícara de arroz basmati para 1 e 1/2 xícaras de água
- Não lave o arroz, esse é o primeiro passo se você gosta de um arroz soltinho;
- Coloque a água e o arroz na panela em temperatura ambiente;
- Leve para ferver em fogo médio sem a tampa;
- Quando toda a superfície estiver borbulhante, coloque a tampa, abaixe para médio baixo e cozinhe por 12 minutos;
- Retire do fogão e deixe descansar tampado por 10 minutos;
- Solte o arroz com o auxílio de um grafo;
- Sirva.
Simples assim. Quando vou servir o arroz basmati com algum prato bastante condimentado não salgo. Caso você vá servir como acompanhamento de algum prato de sabor menos forte como um grelhado, uma salada ou algum prato principal sem molho que complementará o sabor do arroz, salgue como de costume e adicione 1 colher (de sopa) de manteiga na água do cozimento. Isso irá intensificar o sabor amendoado do basmati.
2- Na panela de arroz
Para preparar na panela de arroz utilize a mesma proporção da panela convencional que citei acima.
Na panela adicione o arroz e a água, salgue se preferir, feche a panela e coloque para cozinhar. Assim que a panela de arroz terminar o cozimento, deixe tampada por pelo menos 5 minutos para terminar de cozinhar. Utilize um garfo e afofe o arroz com cuidado para os grãos não se quebrarem e sirva.
3- Cozinhando o arroz basmati por imersão:
PROPORÇÃO: 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água.
Primeiramente lave e deixe de molho por 30 minutos os grãos de arroz e em seguida siga esse processo:
- Coloque a água para ferver em uma panela;
- Escorra o arroz de molho;
- Quando a água estiver fervendo adicione o arroz e mexa;
- Você perceberá que a água irá parar de ferver, fique de olho e quando voltar a ferver conte 10 minutos;
- Verifique se o grão está macio, se ainda estiver durinho cozinhe por mais alguns minutos, se estiver macio verta em uma peneira, escorra e para frear o cozimento passe por água corrente.
- Assim que estiver cozido verta para um prato de servir.
Agora que você sabe a forma básica de cozinhar o arroz basmati, prepare essa receita de arroz com leite de coco e alho poró:
Como fazer arroz Basmati
PitadinhaIngredientes
- 1 xícara (de chá) de arroz basmati
- 1 xícara (de chá) de água
- 1 xícara (de chá) de leite de coco
- 1 talo de alho poró picado pode ser também 1/2 cebola picada
- QB Sal à gosto
- 1 fio de azeite
Instruções
- Na panela elétrica: misture todos os ingredientes e ligue, após 10 minutos verifique o ponto do arroz: ele deve estar ainda úmido.1 xícara (de chá) de arroz basmati, 1 xícara (de chá) de água, 1 xícara (de chá) de leite de coco, 1 talo de alho poró picado, QB Sal à gosto, 1 fio de azeite
- Na panela comum: refogue o alho poró no azeite e depois acrescente o arroz + água + leite de coco e sal mantenha a panela aberta até a água começar borbulhar, só então abaixe o fogo e cozinhe tampado até secar. Desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos. Com um garfo afofe o arroz e sirva.1 xícara (de chá) de arroz basmati, 1 xícara (de chá) de água, 1 xícara (de chá) de leite de coco, 1 talo de alho poró picado, QB Sal à gosto, 1 fio de azeite
- Espere 10 minutos antes de servir independente do método de cozimento escolhido.
Algumas dicas para o sucesso do seu basmati:
- Panela e a tampa – O arroz basmati quando cozinho é espumoso, por isso evite cozinhar em uma panela muito pequena ou de tampa que não seja pesada para evitar que a borbulha abra a tampa e derrame em seu fogão.
- Não é necessário deixar de molho o arroz no método de absorção desde que você utilize as meditas exatas de água que citei.
- Afofe com cuidado. Cuidado quando for soltar o arroz cozido para não quebrar os longos grãos de basmati e colocar todo o visual a perder.
- Arroz basmati não é o mesmo que arroz agulinha, os grãos do basmati são mais longos e aromáticos. Mas, nutricionalmente falando eles são muito parecidos.
Posso congelar o arroz basmati?
Sim! Você pode! Prepare um curry saboroso e prepare as marmitas da semana com basmati. Para descongelar pratos compostos é só retirar do congelador e levar para a geladeira na noite anterior, depois disso é só aquecer no microondas.
Se você congelou o arroz basmati sem acompanhamento com molho por exemplo, é só levar do freezer ao microondas em pote bem tampado.
Congelado o arroz basmati tem validade de até 90 dias. Mas quanto mais tempo no freezer mais seco ele ficará. Prefiro consumir em 30 dias que assim ele se assemelha ao arroz preparado fresquinho.
Na geladeira você pode conservar por até 5 dias. Uma boa escolha para preparar as marmitas da semana.