Feijão tropeiro é sempre uma receita que cai bem. Substanciosa, fácil de fazer e completa.
A história por trás do feijão tropeiro
Esse nome faz sentido quando você conhece a história do prato. Assim como o arroz carreteiro, o feijão tropeiro era um prato fácil executado pelos viajantes e suas tropas. Com as longas viagens eles precisavam de preparaç que não exigia refrigeração, assim a mistura em uma frigideira no fogareiro de farinha de mandioca e alguns ingredientes chaves se dava bem. E claro, com variaçôes de tropas para tropas o feijão tropeiro está presente em varias regiões do Brasil com algumas diferenças entre eles.
Cozinhando o feijão para o tropeiro
Um dia uma tia trouxe aqui pra casa um tal de feijão “sempre verde”. Me encantei de cara. Primeiro que ele cozinha num segundo! Segundo que rende MUITO! E terceiro que é hiper barato. Comprei o kg por R$ 3,50, e como ele triplica de tamanho, um tiquinho já serve super bem uma refeição. Ele não é um feijão “de caldo”. Ele faz aquele caldo ralinho, sabe? Perfeito pra usar no feijão tropeiro. E foi ele mesmo quem salvou meu almoço dia desses.
Cada feijão verde tem um tempo de cozimento diferente, nenhuma panelada será igual, conforme o quanto ele estará fresco. Deixe fervendo e vá tirando com o auxílio de uma escumadeira a espuma que vai se formando, quando estiver macio é só escorrer.
Para prepará-lo basta deixar 2 horas de molho na água, trocar a água e levar ao fogo (não precisa de panela de pressão) bastante água com sal e 1 folha de louro por aproximadamente 20 minutos – fique de olho pois cozinha muito rápido!
Cozinhou bastante feijão? Complemente essa receita de arroz com carne moída com feijão verde cozido ou quem sabe substitui o feijão manteguinha dessa receita de salada. Bem como você pode congelar para usar depois.
Posso utilizar outro tipo de feijão?
Não é AQUELE feijão tropeiro completo e incrementado, mas pra um almoço de última hora tá bom, né não? Então vamos combinar que você vai usar o feijão que tem em casa: preto, carioca, verde, macassar… A única exigência é que ele esteja al dente, pois se cozinhar demais em vez de fazer feijão tropeiro, vai acabar saindo um tutu =)
Feijão tropeiro simples
PitadinhaEquipamentos
- 1 panela grande
Ingredientes
- 4 xícaras (de chá) de feijão verde cozido e escorrido
- 2 unidades de ovos
- 1 fio de azeite
- 4 unidades de linguicinhas do tipo fininha cortada em rodelas
- 1 unidade de cebola em cubinhos
- 1 maço de couve lavado e fatiado bem fininho
- 1/2 xícara (de chá) de fubá ou farinha de mandioca
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Comece aquecendo a panela com o azeite1 fio de azeite
- Quebre os dois ovos na panela e mexa bem, tempere com sal, retire da panela e reserve2 unidades de ovos, Sal e pimenta a gosto
- Na mesma panela coloque a linguiça e mexa de vez em quando, até ficar douradinha4 unidades de linguicinhas do tipo fininha
- Junte a cebola picada e refogue mais um pouco até a cebola ficar transparente1 unidade de cebola
- Acrescente o feijão cozido e escorrido, os ovos e a couve picadinha4 xícaras (de chá) de feijão verde cozido e escorrido, 1 maço de couve lavado e fatiado
- Misture tudo até incorporar bem
- Acrescente o fubá ou a farinha de mandioca aos poucos e misture até distribuir bem1/2 xícara (de chá) de fubá ou farinha de mandioca
- Sirva a seguir
Pra quem é de Recife e ficou com vontade de experimentar o feijão sempre verde: eu nunca vi vendendo em supermercados, só encontrei vendendo nos quiosques e mercadinhos ao redor do Mercado São José e sempre a granel. O preço varia bastante, tem que pesquisar!