Difícil escrever um blog de receitas e não comentar sobre o aumento dos preços dos alimentos, né minha gente?! Cada semana, é um susto. Como assim, R$ 5,00 o kg da cebola? O marido vive dizendo que eu devia criar uma tag aqui no blog só de receitas econômicas, pois o momento exige um verdadeiro estica-e-puxa pra conseguirmos alimentar a família com dignidade até o final do mês. Achei bom começar com este prato, pois ele lembra o cuscuz marroquino (que aqui é bemmmmm caro) mas é preparado com este grão tão deliciosamente comum na nossa mesa. Compro 500g de xerém (ou canjiquinha) por menos de R$ 2,00 no supermercado, e ele rende aqui em casa, 4 refeições. Faça as contas e diga se não é um preço amigo =)
Frango com canjiquinha de milho (xerém)
PitadinhaIngredientes
- 250 g de canjiquinha de milho ou xerém
- 1/2 und de peito de frango 250g
- 1 und cenoura ralada
- 1 und cebola
- 1 dente de alho
- 6 floretes de brócolis picados e cozidos
- QB Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 fio de Azeite para finalizar
Instruções
- Coloque a canjiquinha de molho por 1 hora
- Na panela de pressão cubra o peito de frango com água, adicione a cebola (inteira) sal e pimenta a gosto e leve para cozinhar por 20 minutos após pegar pressão
- Escorra o xerém, lave bem em água corrente e transfira para uma panela
- Cubra com 500ml do caldo do cozimento do frango e leve ao fogo baixo até que o caldo seque e o grão esteja cozido (pode precisar de um pouco mais do caldo, fique de olho!)
- Desfie o frango e misture com os brócolis e a cenoura ralada
- Com um garfo, solte os grãos de xerém cozido e misture com o frango e os vegetais
- Regue com azeite e acerte o sal se necessário
- Sirva a seguir
Pra quem nunca comprou, o xerém (ou canjiquinha) é vendido nos supermercados na seção onde tem milho pra pipoca, sagu, fubá… Esta quantidade serve bem quatro pessoas, e você pode usar os legumes que quiser/preferir. É uma saladinha deliciosa e leve, e funciona como um prato único. Sirva uma saladinha de folhas pra acompanhar e bonapetit!