Linguiça assada com batatas douradas e alecrim

Compartilhe:
Linguiça assada no forno com batata e alecrim

Sumário

Linguiça assada no forno com batata e alecrim

Se você não tem tempo a perder e quer preparar um jantar prático e rápido que alimenta uma família inteira então essa receita de linguiça assada com batatas é para você.

Uma receita completa que une o prato principal e o acompanhamento em um recipiente só isso é, diminui as louças intermináveis da pia. Não há necessidade de nenhuma louça a não ser o próprio refratário que você vai utilizar para assar.

Adoro o quanto as batatas ficam douradas enquanto a linguiça assa. Nada pode ser mais rápido e fácil para um almoço de domingo como isso.

Sem contar que é uma ótima alternativa caso você prepare marmitas para a semana. Prepare um lote desses e divida em marmitas para os próximos 3 dias.

Se quiser preparar a linguiça assada com o mínimo de sujeira forre uma assadeira com papel manteiga ou alumínio antes de adicionar os ingredientes ao refratário.

Qual o tempo de forno para a linguiça assada e dourada?

Você pode utilizar qualquer tipo de linguiça fresca e cada tipo delas tem um tempo diferente de forno. Fique de olho e corte suas batatas de acordo com a espessura da linguiça. Para a linguiça de porco fresca mais fininha por exemplo, prefira cortar a batata em cubos menores como também para a linguiça de frango, para a cuiabana que é mais grossa corte a batata em 4 partes por exemplo. Tenha em mente que a linguiça estará assada ao mesmo tempo que a batata fica macia por dentro e doura por fora. Em geral a linguiça estará dourada entre 40 – 60 minutos. Fique de olho no seu forno entre esse tempo.

A batata não está dourada? Eleve a temperatura do forno nos últimos 10 minutos para a temperatura máxima. Isso fará ela dourar.

Preciso aferventar a linguiça antes de assar?

Não necessariamente. Aferventar a linguiça e pré cozer as batatas em água tornará mais macias e rápidas de cozinhar (isso nada mais é que um pré cozimento)

Se tiver com tempo, afervente a linguiça em água quente por 10 minutos. Sem dúvida alguma ela ficará mais suculenta. Não tem tempo? Pode levar ao forno sem aferventar que o forno fará o seu papel de assa-las. É assim que preparo na maioria das vezes.

Linguiça assada no forno com batata e alecrim

Linguiça assada com batatas douradas e alecrim

Pitadinha
Linguiça toscana de frango assadas com batata e alecrim. Um prato principal super fácil, receita de 3 ingredientes
Preparo 15 minutes
Cozimento 30 minutes
sem alumínio 20 minutes
Tempo Total 1 hour 5 minutes
Tipo Prato principal
Cozinha brasileira
Porções 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 kg de linguiça toscana de frango
  • 500 g de batatas inglesas cortadas em 6-8 partes
  • 1 ramo de Alecrim fresco
  • sal, pimenta e azeite a gosto

Instruções
 

  • Ligue o forno na temperatura máxima do seu forno
  • Forre a assadeira se quiser com papel manteiga ou alumínio. Disponha a linguiça na assadeira e encaixe as fatias de batata de forma bem distribuída.
  • Tempere com sal e pimenta e distribua o alecrim, cubra com um fio de azeite as batatas e feche a assadeira com papel alumínio (lado brilhante para dentro)
  • Leve ao forno pré aquecido em 200˚C por 30 minutos para assar. Retire o papel alumínio e volte a assadeira para o forno por 20 minutos ou até dourar
  • Se notar que não estão douradas passado esse tempo, aumente a temperatura do forno ao máximo e deixe por aproximadamente mais 10 minutos dourando. Com atenção para não queimar
  • Sirva quentinho
Keyword batata assada com alecrim, linguiça assada, linguiça com batata no forno, toscana assada, toscana de frango
Salvar Receita
Linguiça assada no forno com batata e alecrim

Dicas e soluções de problemas:

Minhas batatas estão brancas

Duas possíveis causas: Ou suas batatas estão em cortes muito grandes ou sua assadeira está sobrecarregada. Para evitar isso lembre-se de cortar as batatas de forma que os pedaços estejam iguais e distribua tanto as linguiças como também as batatas de forma que tenha espaço para o calor do forno cozinhar por igual.

Qual o melhor tipo de linguiça para assar no forno?

Linguiça fresca. Seja ela toscana, cuiabana, de porco, fininha. A linguiça fresca tem menor risco de secar. A linguiça calabresa ou então a linguiça curada fininha não são indicadas. Prefira refogar com cebola e tomate por exemplo.

Ficou alguma dúvida sobre o modo de assar linguiça fresca e batatas no forno? Deixe nos comentários que estarei disponível para ajudar!

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais