Tá que o bacalhau sumiu, mas ele está ai no risoto de bacalhau tá aí e vocês acreditam em mim, né?
Por isso mesmo a dica pra esse risoto é investir nas cores pra garantir uma apresentação bonita, e eu fiquei arrasada porque desde o começo planejei usar pimentão vermelho e amarelo, mas bem no dia em que fui prepará-lo minha feira me deixou na mão e eu não achei nenhunzinho pra contar história. Então #ficadica: bota um vermelho e um amarelo nesse prato que ele vai ficar melhor ainda.
De resto foi combinar coisas que sabidamente dão certo quando se trata de bacalhau, e reunir tudo isso em um risoto – prato único que sempre faz bonito, dá pouco trabalho e é uma delícia. Pra quem não tá afim de passar muito tempo na cozinha no final do ano, que tal a ideia?
Se você está procurando uma opção saborosa para a sua próxima refeição, ou se deseja impressionar seus convidados com uma receita elegante, o risoto de lascas de bacalhau é uma excelente escolha. Com ingredientes simples e um processo de cozimento fácil de seguir, este prato é perfeito para iniciantes e experientes na cozinha.
Risoto de bacalhau
PitadinhaIngredientes
- 500 g bacalhau demolhado e desfiado
- 1/2 und cebola picada
- Salsinha à gosto
- 1 xícara (de chá) Parmesão ralado na hora de preferência à gosto
- Azeite para untar
- 2 xícaras (de chá) de arroz arbóreo
- 1 xícara (de chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (de sopa) de manteiga sem sal
Para o caldo
- 1 talo de alho poró se não tiver pode fazer só com o restante dos ingredientes
- 1/2 und cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
Instruções
- Comece preparando o caldo: junte todos os ingredientes do caldo em uma panela com 8 xícaras de água, leve ao fogo alto e assim que levantar fervura abaixe o fogo e deixe quieto apurando por uns 15 minutos
- Em outra panela, refogue a cebola no azeite, junte o arroz e refogue até estar bem envolto no azeite – ele fica bem brilhante
- Acrescente o vinho e refogue até evaporar
- Vá acrescentando o caldo, concha a concha e mexendo sempre até o arroz estar al dente
- Acrescente o bacalhau e continue acrescentando caldo até o bacalhau estar cozido (mais ou menos 10 minutos)
- Finalize com a salsinha, o parmesão e a manteiga misturando bem até estar tudo incorporado e bem cremoso
- Decore com lascas de parmesão deixando alguns sobre o risoto
Variações para o risoto de bacalhau:
Como disse, o tom pálido do risoto de bacalhau simples pede algumas cores.
Existem algumas opções de ingredientes que podem ser adicionados ao risoto de bacalhau para deixá-lo mais saboroso e colorido, como por exemplo:
- Tomate cereja picado: além de adicionar cor ao prato, o tomate cereja também traz um sabor levemente adocicado e refrescante ao risoto.
- Pimentões coloridos: o pimentão amarelo, vermelho e verde são ótimas opções para adicionar cor e sabor ao risoto. Pique-os em cubinhos e adicione junto com a cebola.
- Ervilhas frescas: além de serem uma fonte de nutrientes importantes, as ervilhas frescas trazem um sabor adocicado e uma cor verde vibrante ao prato.
- Açafrão: o açafrão é uma especiaria que confere um sabor único e um tom amarelado ao risoto. Adicione uma pitada no caldo para dar um toque especial ao prato.
AMAMOS risoto! É prático, é chique e saboroso. Aqui no blog já tivemos risoto de shitake, de abóbora, de camarão entre outros risotos saborosos. Se está na duvida do que fazer, clique aqui para se inspirar!