
Desde que vim morar em Recife e aprendi a apreciar uma boa charque (carne seca) ela virou item indispensável da lista de compras. É versátil, econômica (rende muito!) e é uma delícia. Geralmente preparo a versão aceboladinha, mas hoje quis variar no cardápio do almoço e fiz um arroz de carreteiro. Como tinha arroz integral congelado, foi ele mesmo quem foi pra panela e deixou a receita ainda mais gostosa e saudável:

Arroz integral de carreteiro
Ingredientes
- 500 g de charque carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 1 und de tomate sem sementes picado
- 1 und cebola picada
- 1 und pimentão picado
- 5 xícaras (de chá) de arroz integral cozido
- 1 xícara (de chá) de Salsinha a gosto
- 1 fio de Azeite para refogar
Instruções
- Refogue a cebola no azeite até ficar transparente1 und cebola picada, 1 fio de Azeite para refogar
- Junte o pimentão e refogue até cozinhar levemente1 und pimentão picado
- Acrescente o tomate e a charque, refogue somente até o tomate começar a cozinhar500 g de charque, 1 und de tomate sem sementes picado
- Adicione o arroz e misture tudo muito bem, finalizando com a salsinha picada5 xícaras (de chá) de arroz integral cozido, 1 xícara (de chá) de Salsinha a gosto
- Acerte o sal se necessário
Notas
Eu dessalgo a charque assim: Geralmente compro charque de coxão mole. Corto em cubos grandes e coloco na pressão com água até cobrir e levo ao fogo alto. Quando começa a fazer pressão, abro a panela, troco a água e encho novamente. Repito esse processo até provar a charque e estar no ponto do sal que eu quero. Às vezes são 3, às vezes 4 vezes. Estando no ponto de sal ideal, eu levo novamente ao fogo desta vez para cozinhar, deixo na pressão uns 20 minutos. Daí escorro a água e levo ao processador no modo pulsar só até desfiar – é super rápido. É legal fazer uma quantidade grande e congelar porções, assim facilita muito a vida.

Aqui foi prato único, mas pra acompanhar podia ter um pirãozinho de queijo, um feijãozinho de corda, uma farofinha de jerimum…. Hummmm!


Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Sou recém casada e o blog tem me salvado na hora de preparar comidinhas rápidas e delicinhas. Fiz o arroz e foi sucesso!
Fico muito feliz!!! :*
Muito saborosooo este arroz.!!! Façam e comprovem.!!! Bjksss