Beijinho de coco

Compartilhe:
como fazer o docinho beijinho de coco

Sumário

Beijinho de coco são pequenos docinhos feitos principalmente de coco ralado, leite condensado e açúcar. A textura macia e o sabor doce e rico do coco fazem deles uma das delícias mais amadas em festinhas de aniversário e ocasiões especiais. Além disso, são versáteis e podem ser adaptados com uma variedade de sabores e ingredientes.

Neste guia, vou compartilhar com você tudo que você precisa saber sobre os beijos de coco e no final uma versão de beijinho de coco sem açúcar e sem lactose. Dicas para aperfeiçoar a sua produção, como fazê-los facilmente, como armazená-los e até algumas maneiras criativas de usá-los em receitas. Vamos começar!

como fazer docinho beijinho de coco

Beijinho de coco

Ariana Pazzini
Beijinho de coco o docinho que divide o palco das festas infantis com o brigadeiro
Preparo 5 minutes
Cozimento 15 minutes
Tempo Total 20 minutes
Tipo Sobremesa
Cozinha brasileira
Porções 25 docinhos

Ingredientes
  

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (de sopa) de manteiga (sem sal)
  • 1 xícara (de chá) de coco ralado
  • 1 xícara (de chá) de açúcar cristal
  • 24 und cravinhos

Instruções
 

  • Adicione todos os ingredientes em uma panelinha de preferencia de fundo grosso
  • Leve para a boca do fogão de fogo mais baixo, misture bem todos os ingredientes com uma espátula de silicone
  • Continue mexendo constantemente passando a espátula nas paredes da panela e em todos os lugares do fundo da panela. Mexa sem parar, para que não queime ou grude no fundo da panela
  • O doce estará pronto quando passar a espátula no fundo e um caminho se abrir no doce deixando visualizar o fundo da panela facilmente
  • Verta o doce em um prato untado com manteiga e espere esfriar
  • Com a ajuda de uma colher pequena tire partes da massa e boleie com as mãos untadas (como fazemos com brigadeiro)
  • Passe cada bolinha de beijinho em açúcar cristal e coloque em uma forminha de papel, finalize com o cravinho no centro
  • Repita esse processo até acabar toda a massa de beijinho

Notas

 
Mexa a mistura constantemente durante o cozimento para evitar que queime ou grude na panela.
 Deixe a mistura esfriar antes de bolear.
 Refrigere por pelo menos uma hora antes de bolear para que fique firme.
Keyword beijinho, beijinho de coco, docinho de coco, docinho de festa
Salvar Receita

Dicas para aperfeiçoar seus beijos de coco

Para fazer docinhos beijinho de coco perfeitos, existem algumas dicas que você pode seguir. Primeiro, sempre use coco ralado de boa qualidade. O coco é o ingrediente principal dos beijos de coco, por isso é importante que seja coco ralado não adoçado, verifique sempre essa informação na embalagem, se não estiver claro, dê uma olhada nos ingredientes, evite o que tem açúcar adicionado. Além disso, tente usar leite condensado de boa qualidade, pois isso afetará o sabor e o ponto do seu docinho.

Outra dica importante é ter cuidado ao cozinhar a mistura de coco. Você deve cozinhar em fogo baixo e mexer constantemente para evitar que a mistura queime. Quando a mistura estiver grossa e desgrudar do fundo da panela, é hora de tirá-la do fogo.

Por último, mas não menos importante, é importante moldar os beijos de coco corretamente. Eles devem ser pequenos e arredondados, mas você pode experimentar outras formas se quiser. Basta lembrar que eles devem ser firmes o suficiente para manter a forma, mas macios o suficiente para desmanchar na boca.

como fazer o docinho beijinho de coco

Vida útil e armazenamento do beijinho de coco

Os docinhos beijinhos podem ser guardados em um recipiente hermético à temperatura ambiente por até uma semana. Se você quiser prolongar a vida útil dos seus beijos de coco, pode guardá-los na geladeira. Nesse caso, eles durarão até duas semanas.

É importante lembrar que o beijinho de coco deve ser armazenado em um lugar fresco e seco, longe da luz solar direta. Além disso, tente evitar armazená-los perto de alimentos com cheiros fortes, pois eles podem absorver o cheiro.

Como congelar beijinho de coco

Congelar beijos de coco é uma ótima maneira de prolongar sua vida útil e manter seu frescor. Para congelar beijos de coco, siga estes passos:

  1. Deixe os beijos de coco esfriarem completamente após a produção.
  2. Coloque-os em um recipiente hermético, separando as camadas com papel manteiga para evitar que grudem.
  3. Feche bem o recipiente e coloque-o no congelador.
  4. Os beijos de coco podem ser congelados por até três meses.

Para descongelar os beijos de coco, basta retirá-los do congelador e deixá-los à temperatura ambiente por algumas horas. Eles ainda estarão deliciosos e frescos como no dia em que foram feitos! Porém a vida útil é menor, em 3 dias você verificará que já começará a cristalizar.

como fazer beijinho de coco

Maneiras criativas de usar beijos de coco em receitas

Os beijos de coco são deliciosos por si só, mas também podem ser usados de maneiras criativas em outras receitas. Aqui estão algumas ideias:

  1. Use a massa do beijinho de coco como cobertura para sorvetes ou bolos.
  2. Coloque um beijo de coco no centro de um cupcake para uma surpresa doce.
  3. Colheradas de massa de beijinho misturadas em uma salada de frutas para um doce e cremoso.
  4. Use beijinho de coco como recheio para trufas de chocolate.

Os beijos de coco são uma verdadeira delícia que conquista o paladar de todos que os experimentam. Seja pela sua doçura, pela sua textura macia ou pelo seu sabor tropical, eles são a escolha perfeita para qualquer ocasião.

Espero que este guia tenha ajudado você a entender mais sobre o beijinho de coco e como fazê-los facilmente em casa. Com as dicas e truques que compartilhei, tenho certeza de que você está pronto para fazer seus próprios beijos de coco perfeitos.

Beijinho de coco sem lactose

Para as mamães preocupadas com os filhotes intolerantes a lactose, ou mesmo pra quem retirou o leite da alimentação – alô vegetarianos! – taí uma opção pra matar aquela vontade danada de um docinho.

A tâmara na receita:

A tâmara é um adoçante natural e saudável que pode ser usado em diversas receitas como substituto do açúcar refinado ou outros adoçantes artificiais. Além de ser uma excelente fonte de energia, a tâmara possui nutrientes importantes como fibras, vitaminas e minerais como ferro e potássio.

Para utilizá-la em outras receitas, basta bater as tâmaras no liquidificador com um pouco de água até obter um purê homogêneo que pode ser usado como substituto do açúcar. O purê de tâmara pode ser usado em receitas de bolos, cookies, barras de cereais, smoothies, entre outros.

É importante lembrar que, embora seja um adoçante natural e saudável, as tâmaras contêm açúcar e devem ser consumidas com moderação, especialmente por pessoas com diabetes ou que estão controlando a ingestão de açúcar na dieta.

beijinho de coco vegano. Docinho de festa de coco sem leite condensado, açúcar ou derivados do leite

Beijinho de coco docinho sem açúcar e sem lactose

Ariana Pazzini
Docinho de coco sem leite condensado com tâmaras
Preparo 40 minutes
Cozimento 0 minutes
tâmaras de molho 3 hours
Tempo Total 3 hours 40 minutes
Tipo caseiro, Sobremesa
Cozinha brasileira
Porções 12 docinhos

Ingredientes
  

  • 10 und de tâmaras secas sem caroço
  • 6 colheres (de sopa) de leite de coco
  • 2 colheres (de sopa) de coco ralado
  • ½ xícara (de chá) de Coco ralado para confeitar

Instruções
 

  • Coloque as tâmaras de molho na água por no mínimo 3 horas
    10 und de tâmaras secas sem caroço
  • Escorra a água e coloque no processador/liquidificador junto com o leite de coco + o coco ralado e bata bem até ficar homogêneo
    6 colheres (de sopa) de leite de coco, 2 colheres (de sopa) de coco ralado
  • Deixe na geladeira por meia hora no mínimo (gelada a massa fica mais fácil de modelar)
  • Umedeça as mãos com um pouco de água e modele os docinhos
  • Passe no coco ralado e disponha nas forminhas (rende aproximadamente 12 unidades)
    ½ xícara (de chá) de Coco ralado para confeitar
Keyword beijinho de coco, biscoito sem leite, bolo de banana sem açúcar, docinho de coco
Salvar Receita
beijinho de coco vegano. Docinho de festa de coco sem leite condensado, açúcar ou derivados do leite

Como armazenar seus docinhos sem lactose:

Para armazenar o beijinho de coco sem açúcar e sem lactose, basta colocá-lo em um potinho já modelado e guardar na geladeira. Assim, ele se manterá fresco e com a consistência ideal.

É importante consumir os beijinhos em até 3 dias após a preparação, garantindo o melhor sabor e qualidade do docinho. Caso você não queira enrolar os docinhos, pode também comer de colher, tornando o consumo ainda mais prático. Mas nem se preocupe, eles vão acabar no primeiro dia mesmo =)

Variações do beijinho:

Existem diversas variações do clássico docinho de coco que podem ser feitas para adicionar ainda mais sabor e variedade a esse docinho. Seja para o beijinho tradicional ou então para o beijinho sem leite condensado essas variações irão funcionar:

  1. Beijinho de coco com chocolate: Adicione cacau em pó à receita básica para criar uma versão de beijinho de coco sem lactose e com um toque de chocolate. Não exagere na quantidade, 1 colher de cacau é suficiente para isso.
  2. Beijinho de coco com limão: Adicione raspas de limão à receita básica para criar uma versão refrescante e cítrica do beijinho de coco.
  3. Beijinho de coco com amêndoas: Adicione amêndoas picadas ou em flocos à receita básica para criar uma versão crocante e com sabor de amêndoas.
  4. Beijinho de coco com nozes: Adicione nozes trituradas à receita básica para criar uma versão crocante e com sabor de nozes.

Essas são apenas algumas ideias de variações do beijinho de coco. Use sua criatividade e experimente diferentes combinações de sabores para criar seu próprio beijinho personalizado.

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais