
A forma como preparo o arroz integral de todo dia (aqui em casa é todo dia mesmo) é muito simples, mas resolvi postar depois de tantas pessoas que vieram almoçar aqui em casa e me perguntaram como eu fazia pra ele ficar gostoso, macio e soltinho, o que não é nem um pouco mérito meu, e sim do arroz marronzinho que na minha opinião é mil vezes melhor que o arroz branco.

Como fazer Arroz integral soltinho
Ingredientes
- 1 xícara (de chá) de arroz integral
- 4 xícaras (de chá) de água
- 1 colher (de sopa) de sal
Instruções
- Coloque o arroz integral em uma panela com bastante água e 1 colher de sopa rasa de sal1 xícara (de chá) de arroz integral, 4 xícaras (de chá) de água, 1 colher (de sopa) de sal
- Leve ao fogo alto com a panela tampada
- Assim que iniciar a fervura destampe a panela e deixe o arroz cozinhando por bastante tempo, até que os grãos estejam macios
- Apague o fogo e escorra a água
Arroz integral é uma opção saudável e saborosa para adicionar à sua dieta. Se você está procurando dicas e variações para torna-lo perfeito, você veio ao lugar certo. Aqui estão algumas sugestões para preparar o arroz integral de forma deliciosa e nutritiva:
- Demolhar o arroz integral: Antes de cozinhar, é recomendado demolhar o arroz por pelo menos 2 horas. Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento e melhora a digestibilidade.
- Proporção de água: Use uma proporção de 4 partes de água para 1 parte de arroz, tal qual quando preparamos massa. Isso garantirá que o arroz cozinhe adequadamente e fique macio, depois é só escorrer.
- Adicione temperos: Para dar sabor ao seu arroz, experimente adicionar na água temperos como alho, cebola, pimenta-do-reino, ervas frescas ou especiarias. Isso irá realçar o sabor e tornar o prato mais interessante.
- Cozinhe em fogo baixo: Após levantar fervura, reduza o fogo para o mínimo. Cozinhar em fogo baixo ajudará a evitar que o arroz grude no fundo da panela e a garantir uma textura perfeita.
- Variações: Além do tradicional, você pode experimentar algumas variações. Adicione legumes picados, como cenoura, ervilha ou brócolis, durante o cozimento para tornar o arroz mais colorido e nutritivo. Você também pode adicionar castanhas, como amêndoas ou castanha de caju, para dar um toque crocante. [2]
- Acompanhamentos: O arroz integral perfeito pode ser servido com diversos acompanhamentos, como frango grelhado, peixe, tofu ou legumes salteados. Esses acompanhamentos irão complementar o sabor do arroz e criar uma refeição balanceada.

Pra não restar dúvida: eu cozinho o arroz como se cozinha macarrão.
O arroz integral é rico em fibras e por ser um carboidrato complexo sua digestão é mais lenta, proporcionando saciedade por mais tempo. Resultado: auxilia no controle do peso.
Além disso ele não empapa e mesmo depois de dias de geladeira parece estar sempre fresquinho, recém-preparado.
Você pode incrementá-lo com folhas de espinafre refogadinhas no azeite, abobrinha ou cenoura ralada, vagem cozida no vapor… Fica excelente!
Depois que passei a comer arroz integral, quando como arroz branco a sensação é de estar comendo isopor, papel… É um caminho sem volta. E se você ainda não provou, que tal criar coragem? Sua saúde e silhueta agradecem =)