Como fazer Arroz integral soltinho

arroz integral soltinho

Sumário

como fazer arroz integral facil

A forma como preparo o arroz integral de todo dia (aqui em casa é todo dia mesmo) é muito simples, mas resolvi postar depois de tantas pessoas que vieram almoçar aqui em casa e me perguntaram como eu fazia pra ele ficar gostoso, macio e soltinho, o que não é nem um pouco mérito meu, e sim do arroz marronzinho que na minha opinião é mil vezes melhor que o arroz branco.

arroz integral soltinho

Como fazer Arroz integral soltinho

Pitadinha
Como fazer arroz integral soltinho sem segredos
Preparo 10 minutes
Cozimento 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Tipo Acompanhamento
Cozinha brasileira
Porções 2 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de arroz integral
  • 4 xícaras (de chá) de água
  • 1 colher (de sopa) de sal

Instruções
 

  • Coloque o arroz integral em uma panela com bastante água e 1 colher de sopa rasa de sal
    1 xícara (de chá) de arroz integral, 4 xícaras (de chá) de água, 1 colher (de sopa) de sal
  • Leve ao fogo alto com a panela tampada
  • Assim que iniciar a fervura destampe a panela e deixe o arroz cozinhando por bastante tempo, até que os grãos estejam macios
  • Apague o fogo e escorra a água
Keyword arroz integral macio, arroz integral soltinho, bolo de arroz integral

Arroz integral é uma opção saudável e saborosa para adicionar à sua dieta. Se você está procurando dicas e variações para torna-lo perfeito, você veio ao lugar certo. Aqui estão algumas sugestões para preparar o arroz integral de forma deliciosa e nutritiva:

  1. Demolhar o arroz integral: Antes de cozinhar, é recomendado demolhar o arroz por pelo menos 2 horas. Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento e melhora a digestibilidade.
  2. Proporção de água: Use uma proporção de 4 partes de água para 1 parte de arroz, tal qual quando preparamos massa. Isso garantirá que o arroz cozinhe adequadamente e fique macio, depois é só escorrer.
  3. Adicione temperos: Para dar sabor ao seu arroz, experimente adicionar na água temperos como alho, cebola, pimenta-do-reino, ervas frescas ou especiarias. Isso irá realçar o sabor e tornar o prato mais interessante.
  4. Cozinhe em fogo baixo: Após levantar fervura, reduza o fogo para o mínimo. Cozinhar em fogo baixo ajudará a evitar que o arroz grude no fundo da panela e a garantir uma textura perfeita.
  5. Variações: Além do tradicional, você pode experimentar algumas variações. Adicione legumes picados, como cenoura, ervilha ou brócolis, durante o cozimento para tornar o arroz mais colorido e nutritivo. Você também pode adicionar castanhas, como amêndoas ou castanha de caju, para dar um toque crocante. [2]
  6. Acompanhamentos: O arroz integral perfeito pode ser servido com diversos acompanhamentos, como frango grelhado, peixe, tofu ou legumes salteados. Esses acompanhamentos irão complementar o sabor do arroz e criar uma refeição balanceada.
arroz integral soltinho

Pra não restar dúvida: eu cozinho o arroz como se cozinha macarrão.

O arroz integral é rico em fibras e por ser um carboidrato complexo sua digestão é mais lenta, proporcionando saciedade por mais tempo. Resultado: auxilia no controle do peso.

Além disso ele não empapa e mesmo depois de dias de geladeira parece estar sempre fresquinho, recém-preparado.

Você pode incrementá-lo com folhas de espinafre refogadinhas no azeite, abobrinha ou cenoura ralada, vagem cozida no vapor… Fica excelente!

Depois que passei a comer arroz integral, quando como arroz branco a sensação é de estar comendo isopor, papel… É um caminho sem volta. E se você ainda não provou, que tal criar coragem? Sua saúde e silhueta agradecem =)

Arroz integral pronto? Veja essas receitas para aproveitar as sobras:

Compartilhe:

23 respostas

  1. Sabe que eu nunca dei muita chance pro arroz integral? Talvez por ele ficar mais durinho que o outro… Mas confesso que com essas suas dicas, me deu vontade de tentar de novo 🙂

  2. É a segunda forma que vejo de fazer arroz integral. Amei! Vou fazer e ver se eu consigo que dê certo também. Bjs! Obrigada por compartilhar as boas ideias.

  3. Ju, foi minha primeira vez que fiz arroz integral e ficou igual da tua foto: soltinho! Ele é perfeito! Já entrou pro cardápio da casa!

  4. Uma dica pra quem prefere escorrer a água do arroz é aproveitá-la no cozimento de outro alimento, no feijão, por exemplo cai bem.

    1. Pois é. Os nutrientes ficam na água que vai pelo ralo. E arroz integral não se refoga, pois isso sela(fecha) a cutícula da casca, dificultando e atrasando o cozimento, deixando o arroz integral duro e sem "pegar" o tempero.

  5. Então como trabalho almoço fora tbém e ai que foi a descoberta no restaurante comi e amei ai como sou curiosa perguntei sobre o arroz a resposta foi integral 7 grãos foi a procura e achei, mais…eis a questão não sabia como fazer então fui tentar no azeite como arroz normal e depois pouco de sal c/alho p/ refogar depois de pronto acresçentei alho granulado ficou divino e desde então não uso mais o arroz comum amo arroz integral 7 grãos obrigada bj gd

  6. Escorre e já está pronto? Não coloca mais nenhum tempero? Não fica sem gosto? rsrs… Ou depois desse passo eu ainda posso refogar ele com alho, cebola e o que eu quiser?! Obrigada! bjs…

  7. Juliana, faço arroz integral a muito tempo. Em casa praticamente não se come arroz branco. Para prepará-lo, é muito simples. Lavo o arroz e frito com alho por uns 10 minutos. Acrescento água fervendo até cobrir uns 3 dedos acima do nível do arroz. Tampo a panela e deixo ferver por uns 5 minutos. Desligo o fogo e deixo a panela tampada por no mínimo 30 minutos, se ficar mais não tem problema. Neste tempo vou preparando os outros pratos. Levo novamente ao fogo para terminar de secar.Fica muito saboroso.
    beijos Marilucia

  8. Nossa isso tudo é uma novidade pra mim…sempre tive vontade de fazer mas ninguem sabia como fazer…Agradeço imensamente as dicas… e por favor mande mais dicas, pois estou em um dilema para perda de peso… Quero muito engravidar este ano… pois a 5 meses meu filhinho faleceu… e nao consegui recuperar o peso… Agradeço as dicas… Fiquem com DEUS… Beijos Helaine (Presidente Prudente)

  9. olá, boa noite eu tbm uso arroz integral, eu o deixo de molho na àgua fria mesmo antes de coze-lo por umas 2horas na geladeira e depois cozinho na pressão, fica ótimo e depois misturo alguns legumes que gosto e rego com azeite extra -virgem fica uma delícia, BOM APETITE

  10. Gente, arroz integral eu faço na panela de pressão, não tem erro.
    Faça um refogado com 04 dentes de alho e uma cebola grande no azeite, eu prefiro ralar por conta das crianças, e depois coloco um quilo de arroz integral (é que eu congelo em porções).
    A quantidade de água é que é o grande segredo. Para um kg eu coloco 3 litros, sal a gosto. Pressão por 15 minutos. Quando abrir, se ainda tiver água, deixe no fogo até secar.
    Até agora tem dado certo.

  11. Ju, eu tbm já fiz em panela de fogão, tanto a de pressão quanto a comum de arroz, e fica uma delicia.Faço igual a arroz branco, refogando alho,cebola(as vezes cenoura e pimentao vermelho)
    Mas antes disso tudo eu sempre deixo de molho em agua morna com soro de iogurte.
    O bom da panela japa é que nao precisa de oleo pra fritar a cebola(apesar que em panela normal tbm nao precisa, mas…)

  12. Finalmenteeeeeee consegui fazer um arroz integral gostosooo e macio! Obrigada pelas dicas!
    Vou testar o Tio João.
    Beijos!

  13. Nossa, Sillmelo, seu arroz é chique hein! Imagino que fique uma delícia mesmo… Como eu não tenho essa panela, me viro com minha caçarolinha, kkk

  14. Eu amo arroz integral, aqui em casa quando não temele uso aquele 7 grãos da Riso.Muito bom por sinal (pra fazer bolinho de carne entao. hummm)
    Aqui em casa eu faço na panela japonesa de fazer gohan, fica bem soltinho e bem saboroso.
    Deixo o arroz de molho com agua morna e soro de iogurte por no mínimo 4 horas, deixo escorrer bem e na panela japa eu coloco alho ou cebola a medida de arrox para 2 de caldo caseiro ou água mesmo, coloco o sal e se não me engano a panela fica 35 min no botão cozimento. O arroz fica soltinho assim como o seu.
    Vou experimentar dessa forma que vc falou.

  15. Andréa, também AMO!

    Michelle, é o mesmo processo de cozinhar macarrão: muita água, sal e o tempo varia de marca pra marca, mas você tira uns grãozinhos e prova pra ver se já está macio.

    De todas as marcas que já experimentei nunca reclamei de nenhuma, mas um que gosto pq é barato e fica pronto mais rápido é o Tio João.

    Beta, nossa com gengibre! Como é que você faz? Quero a receita já! E eu não deixo secar não, boto muita água, como se estivesse cozinhando macarrão, quando ele está molinho eu escorro e pronto =)

  16. Juliana, post muito útil! Eu amo arroz integral, mas nem sempre o meu dá certo.
    Com gengibre fica uma delícia.
    Quando você diz para escorrer o arroz, não preciso deixar a água secar como no arroz tradicional?

    Bjs

  17. Oie!!!

    Estou tentando introduzir o arroz integral na alimentação lá de casa, mas confesso que etá difícil!!! Minhas duas tentativas foram frustradas!!! 1 queimou e a outra empapou de um jeito que dava pra rebocar uma obra…rs

    Deixa eu enteder melhor…vc só coloca sal? Não vai cebola, nem alho? E mais ou menos qto de água, e qto tempo de cozimento aproximadamente??

    E a marca do arroz??? qual vc acha melhor???

    Brigadinha!!!

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!