Queijo Cottage caseiro

como fazer queijo cottage caseiro

Sumário

como fazer queijo cottage caseiro

Preparar o queijo cottage em casa é um caminho sem volta. 4 ingredientes que todo mundo tem em casa, um modo de preparo facílimo e um sabor maravilhoso de queijo caseiro.

Esse queijo caseiro é extremamente fácil e econômico. Veja bem, um pote pequeno de queijo cottage no mercado está perto de R$15,00.

Essa receita caseira de cottage não sai mais que R$13,00 rendendo o dobro do potinho. Sem complicações, preparar seu queijo cottage é ferver, coar e misturar, nada além disso.

Qual leite utilizar para preparar o cottage caseiro?

Como já disse antes, seria perfeito se todos nós tivéssemos a chance de ter uma vaquinha no pasto para usufruir do leite cru. Ele é perfeito, porém, não é a realidade não é?

Prefira utilizar o leite pasteurizado (aquele de garrafinha que fica refrigerado no supermercado) que o ultra processado (UHT) que são vendidos em caixinha.

Preferencialmente o leite integral, já que os grumos de cottage tem como base proteína e gordura.

Para aumentar o rendimento você pode adicionar ao leite 1 caixinha de creme de leite, aumentando essas duas qualidades do leite antes de levar ao fogo para coalhar.

O papel do vinagre para a receita:

O leite para coalhar e se transformar em queijo cottage precisa de um agente ácido. Seja vinagre ou limão, ao adicionar ao leite você perceberá o leite talhando e se separando do soro.

Algumas pessoas relataram dificuldade em talhar com limão. Realmente dependendo do quao ácido está o limão poderá precisar de um pouco mais para obter sucesso na receita.

Eu particularmente prefiro utilizar o vinagre branco para essa etapa. Simples, eficaz e não altera o sabor do meu queijo caseiro.

como fazer queijo cottage caseiro

Adicionando sabor ao seu queijo cottage:

No Brasil não é muito comum, mas percebo que as americanas costumam saborizar seus queijos caseiros não só com temperos salgados mas também com frutas.

  • Ervas – Ervas saborosas e picadinhas como salsinha, cebolinha, tomilho são perfeitas para dar sabor ao cottage caseiro. Tempere com ervas e azeite seu cottage caseiro e delicie-se com torradinhas em qualquer momento do dia.
  • Morango, Abacaxi, Manga, Pêssego – Transforme seu queijo caseiro em uma receita doce adicionando frutas e batendo no liquidificador. Consuma com mel e granola por exemplo no café da manhã esse reforço de proteina super gostoso.
como fazer queijo cottage caseiro
como fazer queijo cottage caseiro

Queijo Cottage caseiro

Juliana
Queijo cottage caseiro delicioso e super fácil de fazer. Economize muito com essa receita
Preparo 5 minutes
Cozimento 15 minutes
Descanso 1 hour
Tipo caseiro
Cozinha brasileira
Porções 400 g aproximadamente

Equipamentos

  • 1 panela grande
  • 1 peneira
  • 1 pano de prato limpo

Ingredientes
  

  • 1 litro de leite pasteurizado integral
  • 4 colheres (de sopa) vinagre branco ou suco de 2 limões grandes
  • Sal à gosto
  • 1 caixa creme de leite ou 1 copo de iogurte integral

Instruções
 

  • Leve o leite temperado com sal em uma panela ao fogo e fique de olho
    1 litro de leite pasteurizado integral, Sal à gosto
  • Quando estiver a ponto de levantar fervura, apague o fogo (o leite sempre avisa quando vai subir)
  • Junte o vinagre e misture, vão se formar “gruminhos”
    4 colheres (de sopa) vinagre branco ou suco de 2 limões grandes
  • Tampe e espere o conteúdo da panela ficar em temperatura ambiente
  • Forre uma peneira com um pano de prato limpo e despeje o conteúdo da panela
  • Deixe os gruminhos descansarem por 1 hora
  • Transfira para um recipiente e junte o creme de leite ou iogurte
    1 caixa creme de leite ou

Notas

  • O rendimento vai depender da qualidade do seu leite
  • Se você prefere o queijo cottage mais sequinho ignore a etapa do creme de leite
  • Para deixar seu leite mais rico em proteina e gordura e assim renda mais, adicione ao leite 1 xícara de creme de leite
Keyword como fazer queijo, pão de queijo simples, queijo caseiro, queijo cottage
como fazer queijo cottage caseiro

Aqui em casa eu separei um pano de prato novinho só para este fim, virou o paninho do cottage. Né que é fácil? Eu disse =)

Update: Algumas pessoas deixaram comentário aqui e no instagram dizendo que o leite não “engrumou”.

Minha sugestão:

  • Na próxima vez tentar com outra marca de leite .
  • Também prestar atenção na temperatura do leite: ele não pode ferver, tem que apagar o fogo quando ele começa a querer subir (pra quem tem termômetro culinário, quando atingir 90º).
  • Na hora que colocar o suco de limão/vinagre tem que misturar (só de começar a mexer você já sente alguns gruminhos se formando) e depois tem que deixar quieto na panela até atingir a temperatura ambiente, nesse tempo mais gruminhos vão se formar.
  • Às vezes quando faço com um litro de leite só, os gruminhos são menores, mas isso é normal, não quer dizer que deu errado.
  • Eu já fiz 4 vezes, e em todas deu certo, e mais um monte de gente fez e deu certo, então não tem erro, gente! Se atentem a esses detalhes.

Cozinha é isso mesmo, tentativa e erro, uma hora a gente acerta. Tentem de novo que vocês vão conseguir =)

Validade:

Diferente dos queijos industrializados esse queijo caseiro não tem nenhum tipo de conservante. Por isso o ideal é consumir em 3 dias.

Pode congelar?

Sim, você alarga a validade congelando o cottage caseiro por até 60 dias. Descongele levando na geladeira na noite anterior.

Como consumir o cottage caseiro?

Você pode usar sua imaginação e utiliza-lo em torradas, recheios para tortas e omeletes, em smoothies de frutas, acompanhando o ovo mexido no café da manhã e como mais sua imaginação mandar.

Me conta nos comentários, você conhece outras formas de utilizar o queijo cottage? Qual tempero mais gosta?

Compartilhe:

58 respostas

  1. Não adianta fazer pergunta pra tirar dúvidas,porque não respondem !
    Odeio esse tipo que começa um blog e não consegue sustentar !
    Adeus ! Tem outros pra servi !

  2. Ola adorei a receita mas como outras meninas o meu também não fez grumos, qual a marca de leite você usa? Origada bjos

  3. Usei pra seguir uma diet da proteina ,,acrescentei na gelatina .
    Fiz uma getatina diet.dissolvi com 200ml de agua quente ,Bati no liquidificador com 15 cubos de gelo ,2 colheres de proteina {usei da herbalife] mas pode ser de outra marca;;e 2 colleres de cottage casera.todos da minha familia comeu ,e adoraram ,,,nunca mais vou comprar pagar o preço que é um absurto.

    1. Olá ,
      Desculpa por te mandar essa mensagem derrepente sem te conhecer, mas, vi k vc consegui, ou parece k deu certo sua receita ne ?
      Será k vc usou vinagre ?
      Se for , vc poderá me dizer se é vinagre de arroz ?
      Eu não tenho como comprar vinagre de marca brasileira onde moro, por isso preciso mesmo saber k tipo de vinagre .
      Obrigada .
      Sueli

  4. Oi tudo bem,
    Obrigada pela receita. Vi que algumas nãi deram certo. Aconteceu comigo, acho que o limão realmente não é o melhor p/ coalhar. Depois que quase fervou o leite coloquei suco de 2 limões e somente dividiu o soro mas não fez grumes. Vc poderia por favor me dar uma dica doque fazer com o leite agora, não queria joga-lo fora. Será que tem jeito p/ fazer outra receita? Deixei na geladeira. Agradeço retorno.

  5. Então, virou uma pastinha, muuito gostosa por sinal, mas ficou bem longe de cottage, mas tudo bem, nem liguei pois o sabor ficou incrível, mas não rendeu nada, antes do creme de leite, acho que rendeu umas 4 colheres de sopa.
    Adorei o site, maravilhoso mesmo, beijos.

  6. Estou apreensiva aqui. Esquentei o leite até ele começar a formar umas bolhinhas na superfície e "se mexer". Daí coloquei o limão e misturei. Talhou mas formou microgruminhos. Está lá esperando chegar na temperatura ambiente, torçamos para dar certo. Mas eu já fico feliz de saber que na pior das hipóteses vira uma pastinha gostosa =)

  7. Gente, fiz essa receita 2 vezes. A primeira não deu muito certo, mas ficou saboroso. A segunda ficou na consistência que eu considerei mais próxima do certo. Acho que contaram algumas coisas:
    – O uso do termômetro culinário foi importante: ao chegar aos 90 graus eu desliguei o fogo;
    – Ao invés de limão usei vinagre, mas ao invés de 3 foram 7 colheres. Na hora o leite talhou e ao longo da diminuição da temperatura os grumos foram se formando. Adicionalmente, como não gosto do sabor do limão, achei melhor usar o vinagre (que não deixou gosto);
    – Na primeira vez usei creme de leite e ficou líquido. Na segunda eu usei um iogurte desnatado firme (um pct inteiro) e daí a consistência ficou a ideal. O único problema é que não me dei conta que o iogurte era adoçado, então quando forem comprar o iogurte se atentem a isso! Tive que colocar mais sal para diminuir a doçura…

    Espero ter ajudado!

  8. Já fiz 02 vezes, na primeira acho q usei pouco limão, daí rendeu pouco grumos, mesmo assim ficou uma delícia. Na segunda, já acertei direitinho, muitos gruminhos e usei creme de leite nas 02 vezes. Vim aqui novamente ver se nos cometários falava do prazo na geladeira, e já vi que são 05 dias, que foi mais ou menos o que as receitas duraram mesmo. Delícia e ótimo preço!!!! Obrigada. Ah, to acompanhando o blog a pouco tempo, e já dou os parabéns, excelente conteúdo e agora também faço sempre o capuccino caseiro. Amei a dica do bicarbonato! No meu ponho mais leite e uso café descafeínado – gastrite 🙁 – mas foi mais uma receita adotada pra vida, viu. Parabéns!!

  9. Ai, que tristeza, fiz duas vezes e não deu certo em nenhuma delas! Não formam os grumos de jeito nenhum, nem aumentando a quantidade de limão aos poucos. Nada! Na segunda vez, mudei a marca do leite semidesnatado tipo A, achando que poderia ser isso, e nada também. Zero grumos! 🙁
    E sobre a fervura do leite, quando ameaçou subir, desliguei.
    O que pode estar acontecendo?

  10. Meninas, eu não fiz esta receita ainda mas vou dar pitaco! rs…

    O iogurte eu faço em casa e NÃO uso leite de caixinha (longa vida) e sim os que são apenas pasteurizados (aqueles de garrafa e saquinhos, que precisam ser mantidos em geladeira) – será que para o cottage não ficaria melhor usar este leite? Sem falar que é mais saudável!

    Bjs!

  11. Fiz com leite desnatado Elegê, suco de 1 limão, 2 pitadas de sal e acrescentei pouco menos de um pote de iogurte desnatado Paulista. O meu tb ficou um queijo leve cremoso, com sabor do iogurte predominando. Ainda que não considere cottage, adorei a receita. Diante de tantos cremes de ricota pobres em nutrientes e cheios de aditivos e gordura, que viraram febre, ter uma opção realmente magra já é uma vantagem enorme! gostei! obrigada =)

  12. Oi Ju, fiz ontem, primeiro quero dizer que estou adorando estas tuas receitinhas, principalmente pq é algo que eu sei oq tem dentro e que não é um espeçante ou porcarias do tipo..Bom o meu fiz com leite de pacote deu tudo certinho mas achei que ficou um gosto bem pronunciado de limão que é algo que não aprecio muito, temperei com um tico de paprica e sal..o limão que eu usei deve ter dado umas 3 colheres..to pensando em na proxima reduzir o limão ou colocar uma ou duas colheres de vinagre..
    Obrigada pela dica..
    Beijos.
    Greice.

  13. Como eu te disse pelo Instagran, nao fez os gruminhos, mas ficou cremosinho!
    Tasquei ele no pão de forma torrado hoje cedo, e mandei ver!
    Adorei!

    Próxima vez, faço com outra marca de leche! =)

    Beeeijos

  14. Acabei de fazer! Não formaram os gruminhos ( vou mudar a marca do leite) mas ficou bem consistente e eu adorei! Nunca mais gasto uma fortuna por um potinho XD

  15. Acabei de fazer e ficou uma pasta sem gosto, acrescentei chimichurri e ficou comível. Mas loooonge de ser cottage.

  16. Adivinha se o meu deu certo? Não. Mas acabei de ler o update dizendo que não pode ferver. Eu deixei ferver!

    Vou tentar hj de novo!

  17. Menina, eu fiz. Não ficou com gruminhos, ficou mais uma pasta. Ainda assim ficou deliciosa. Não vai faltar na minha geladeira.

  18. O meu também não deu certo ( fiz com o leite desnatado) seguindo os passos certinho … Ficou um líquido com pequenos pedacinhos 🙁

  19. Já fiz, mas não formaram os gruminhos, ficou só uma pasta, gostosa por sinal. Será q fiz algo errado?

    p.s. Adoro o Pitadinha! Passo por aqui todo diaa!

    Obrigada.
    Milka

  20. Ameiii!!! Super prático… já fazia a ricota! Mas nunca tive a genial ideia de acrescentar o iorgute!

    Obrigada!!

  21. oi!! adorei a receita!! gostaria de saber quanto rende e quanto tempo dá para deixar na geladeira….? fico no aguardo da tua resposta para fazer…bjs…adorei o blog…peguei várias receitas…e vou fazer

  22. Oi Ju!! Adorei a dica, mas a minha dúvida é em quantos dias devemos consumir? Quanto tempo dura na geladeira?

    Estou acompanhando o blog a pouco tempo… mas já estou adorando!! Bjinhos

  23. que máximo! Farei com certeza! Quanto tempo dura na geladeira? E o iogurte natural, qnto tempo posso mante-ló na geladeira? Obrigada abraços.

  24. Ju, vi uma receita de ricota caseira bem parecida, a diferença é que ia iogurte logo após o leite sair do fogo e não ia creme de leite! Farei a sua, pq confio em tudo que vc faz! Kkkkkkkkkkk vc já tentou fazer ricota? Ela tmb ta pelos olhos da cara! Kkkkkkk bjo

    1. Já fiz com iogurte, mas o era bem ralinho (desnatado) não ficou bom… Mas com um mais consistente acho que rola hein =) A ricota é o mesmo processo só que em vez de deixar escorrendo o soro vc espreme o pano de prato fazendo uma bolinha =)

  25. Que maravilha, so nao vou fazer hoje pq estou sem leite e os super estão fechados kkkkk ontem fiz o iorgute e ficou otimo. Super agradeço suas dicas e um otimo feriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!