Moqueca de camarão

Compartilhe:
como fazer moqueca de camarão

Sumário

como fazer moqueca de camarão

Preparar moqueca de camarão é pra mim um ritual. Amanhecer o dia, ir pro mercado comprar camarão fresquíssimo, coco ralado na hora, um coentro bem cheiroso… Chegar em casa, colocar o camarão pra marinar, fazer o leite de coco natural, são coisas que fazem parte do pacote quando eu penso “hoje vou fazer moqueca”.

Eu sei que nem todo mundo tem um mercado na rua de casa, ou uma banquinha que rala coco na hora, mas tem nada não. Mais importante que tudo isso, pode ter certeza, é o amor com o qual você vai pra cozinha preparar esse prato que de tão simples e tão gostoso de preparar, é quase uma terapia.

ingredientes para moqueca de camarão
moqueca de camarão

Moqueca de camarão

Juliana
Moqueca de camarão, um prato simples e tradicional da nossa terra. Prepare para toda a familia esse prato unico e saboroso com ingredientes fresco e muito sabor.
Preparo 30 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 1 hour
Tipo Prato principal
Cozinha brasileira
Porções 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 500 g de filé de camarão
  • 1 litro de leite de coco
  • 1/2 cebola picada em anéis
  • 1 tomate picado em rodelas
  • 1 pimentão picado em fatias
  • 2 dentes de alho
  • 2 pimentas dedo-de-moça picadas sem semente a não ser que você curta comida caliente, aí pode deixar com semente
  • Suco de 1 limão para temperar o camarão
  • Azeite de dendê à gosto
  • Sal e pimenta à gosto
  • Azeite para refogar
  • Coentro à gosto

Instruções
 

  • Tempere o camarão com o suco de limão, sal e pimenta, deixe por 20 min marinando
  • Refogue o alho no azeite, em seguida junte a cebola, tampe e deixe em fogo baixo para murchar
  • Junte o pimentão e o tomate, misture e deixe murchar com a panela tampada em fogo baixo
  • Quando os temperos estiverem já macios junte o camarão (escorra a marinada) e a pimenta dedo de moça, refogue rapidamente e junte o leite de coco
  • Deixe a panela tampada até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 5 minutos
  • Acerte os temperos, verifique o ponto do camarão e acrescente o dendê à gosto
  • Apague o fogo, retire o excesso de caldo (transfira-o para utra panela com uma concha) e acrescente coentro picado
  • Coloque a panela com o caldo reservado no fogo, quando ferver acrescente farinha de mandioca, sempre mexendo, até formar um pirão. A quantidade de farinha vai depender do ponto que você preferir seu pirão, mais durinho ou mais mole. Sirva o pirão e arroz branco como acompanhamento da moqueca.
Keyword camarão com leite de coco, camarão e dendê, moqueca de camarão
Salvar Receita

Como limpar camarão

Eu costumo comprar o meu camarão já limpo, ainda assim é muito fácil limpar o camarão em casa se necessário. Lembrando que perde-se bastante ao limpar o camarão por isso compre o dobro de camarão para render a quantidade correta da receita.

Para limpar camarão fresco, siga os passos abaixo:

  1. Remova a cabeça: segure o camarão pela cauda e puxe suavemente com um movimento de torção a cabeça para fora do corpo.
  2. Retire a casca: segure o camarão com uma mão e use a outra para puxar delicadamente a casca para trás. Se a casca não sair facilmente, use uma tesoura para cortar a casca ao longo do dorso.
  3. Remova a tripa: com uma faca afiada, faça um pequeno corte ao longo do dorso do camarão e retire a tripa com cuidado (a parte cinza pode ser visto facilmente após o corte).
  4. Lave bem: lave os camarões em água corrente para remover qualquer resíduo ou areinha.

Você também pode deixar os camarões de molho em uma solução de água e sal por alguns minutos para ajudar a remover qualquer sujeira ou impurezas. Após limpar os camarões, é importante armazená-los na geladeira até que estejam prontos para serem cozidos.

moqueca de camarão

Como armazenar e por quanto tempo a moqueca de camarão pode ser mantida?

Para armazenar a moqueca de camarão, deixe esfriar completamente e transfira para um recipiente com tampa hermética ou cubra bem com filme plástico e leve à geladeira. Ela pode ser mantida na geladeira por até 3 dias.

Para reaquecer, retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos antes de aquecer em fogo baixo, mexendo ocasionalmente para aquecer de forma uniforme. Evite aquecer em fogo alto para evitar que o camarão fique borrachudo.

O que servir como acompanhamento para a moqueca de camarão?

Além disso, muitas pessoas também gostam de servir a moqueca acompanhada de um bom pão francês ou torradas para aproveitar todo o caldo e sabores do prato. A escolha dos acompanhamentos depende do gosto pessoal e também do que está disponível na despensa, mas essas são algumas sugestões que costumam fazer sucesso com a moqueca de camarão.

Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.

Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.

Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.

Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!

babaganoush pasta cremosa de berinjela com tahine

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais