Como fazer Berinjela à milanesa no forno

Compartilhe:
Como fazer berinjela à milanesa assada no forno

Sumário

Como fazer berinjela à milanesa assada no forno

Você já experimentou berinjela milanesa? É um delicioso prato italiano, feito com fatias de berinjela empanadas que são fritas até dourar e ficarem crocantes e estaladiças. Tradicionalmente, a berinjela é empanada com uma mistura de farinha de rosca ao estilo italiano e queijo parmesão, e servida com um molho à base de tomate. Mas aqui, vamos mostrar como fazer uma versão deliciosa e mais saudável do prato, preparando as fatias de berinjela com farinha de aveia e no forno. Continue lendo para aprender como fazer este delicioso prato no forno e na airfryer, e com o que servi-lo.

Eu amo berinjela de todo jeito, e lembro que esta paixão é antiga. Minha mãe costumava preparar rodelinhas de berinjela à milanesa e a gente devorava tudo. Aproveitei que tinha berinjelas lindas na geladeira e resolvi preparar uma versão mais levinha, sem tantas farinhas e no forno. Ficaram tão gostosas que até as crianças, que ficaram meio desconfiadas no começo, acabaram comendo.

fatias de berinjela

Qual é a diferença entre a farinha de aveia e a farinha tradicional?

Usando farinha de aveia ao invés de farinha de rosca, as fatias de berinjela são uma ótima maneira de tornar este prato mais saudável e leve. A farinha de aveia vem de um grão rico em fibras, proteínas e vitaminas e minerais. Também tem um sabor de nozes, que se combina perfeitamente com a berinjela. A farinha de aveia também ajuda a manter as fatias de berinjela crocantes quando assadas no forno.

Como eu acho o farelo de aveia muito claro, gosto de triturar com os temperinhos pra ele ficar mais saboroso e com uma cor mais bonita, além de ficar mais fino e sair um empanado mais delicado. A berinjela assada fica molhadinha e com a casquinha crocante.

Como fazer berinjela à milanesa assada no forno

Como Fazer Berinjelas Milanesas no Forno

Assar berinjela milanesa no forno é uma maneira rápida e fácil de cozinhar o prato. Pré-aqueça seu forno a 180°C. Coloque as fatias de berinjela em uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada, não sobreponha as berinjelas, se precisar use mais de uma assadeira para isso. Asse por 20-25 minutos, virando as fatias de berinjela a milanesa na metade do tempo. Se necessário deixe mais alguns minutos até que as fatias empanadas de berinjela estejam douradas e crocantes.

Estas eu fiz na air fryer, que eu gosto de usar quando tenho pouco tempo pra finalizar as coisas, mas já fiz também no forno e ficam prontas rapidinho!

Como assar berinjela milanesa em um Airfryer

Se você tiver uma airfryer, você também pode assar a berinjela milanesa dentro dele. Pré-aqueça sua airfryer a 200°C. Coloque as fatias de berinjela na cesta da airfryer e asse por 15 minutos, ou até dourar e ficar crocante. Vire na metade do tempo para dourar os dois lados.

Se não quiser fazer em dois tempos reduza a receita pela metade.

Como fazer berinjela à milanesa assada no forno

Como fazer Berinjela à milanesa no forno

Ariana Pazzini
Berinjela a milanesa feita no forno e empanada com farelo de aveia
Preparo 20 minutes
Cozimento 40 minutes
Tempo Total 1 hour
Tipo Prato principal
Cozinha brasileira, Italiana
Porções 3 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 und berinjela média
  • 3/4 de xícara (de chá) de farelo de aveia
  • 1 colher (de chá) colher de chá de colorífico famoso colorau
  • 1 colher (de chá) colher de chá de cúrcuma açafrão da terra
  • 1 colher (de chá) colher de salsa desidratada
  • QB de Sal e pimenta a gosto
  • 1 und de ovo
  • 1 colher (de sopa) de farinha de trigo ou farinha de arroz

Instruções
 

  • Corte as berinjelas já lavadas em rodelas de um dedo mais ou menos (não deixe muito finas, não fica bom)
    1 und berinjela média
  • Tempere com um pouco de sal dos dois lados e polvilhe com farinha
    1 colher (de sopa) de farinha de trigo, QB de Sal e pimenta a gosto
  • No liquidificador bata o farelo de aveia com o colorífico, a cúrcuma, os temperinho e 1 pitada de sal até virar uma “farinha de rosca”
    3/4 de xícara (de chá) de farelo de aveia, 1 colher (de chá) colher de chá de colorífico, 1 colher (de chá) colher de chá de cúrcuma, 1 colher (de chá) colher de salsa, QB de Sal e pimenta a gosto
  • Bata o ovo em um prato fundo com um garfo
    1 und de ovo
  • Passe as rodelas de berinjela no ovo e em seguida na “farinha de aveia”
  • Disponha em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 graus até ficarem crocantes e macias (é só espetar um garfo pra saber)

Notas

Na air fryer foram 20 minutos para assar tudo, precisei dividir em duas “fornadas” e virei na metade do tempo. Como eu acho o farelo de aveia muito branquelo, gosto de triturar com os temperinhos pra ele ficar mais saboroso e com uma cor mais bonita, além de ficar mais fino e sair um empanado mais delicado. A berinjela assada fica molhadinha e com a casquinha crocante, hummmm!!! Eu almoçaria só isso com um molhinho, feliz da vida!
Keyword berinjela a milanesa assada, berinjela milanesa, milanesa com aveia, milanesa de forno
Salvar Receita
Como fazer berinjela à milanesa assada no forno

O Que Servir com Berinjela Milanesa

A berinjela milanesa é normalmente servida com um molho à base de tomate, como o molho marinara ou arrabbiata. Também é delicioso servido com uma salada simples de verduras misturadas e um molho vinagrete simples. Para uma refeição mais saborosa, você pode servir a berinjela milanesa com vegetais assados, e arroz.

Posso fazer a berinjela milanesa com antecedência?

Sim, você pode fazer a berinjela milanesa com antecedência. Uma vez empanadas as fatias de berinjela e colocadas em uma assadeira, cubra-as com filme plástico e guarde-as na geladeira por até 24 horas. Quando você estiver pronto para cozinhar, basta assar as fatias de berinjela no forno de acordo com as instruções da receita.

Se você está procurando uma maneira fácil e deliciosa de fazer beringela milanesa, experimente nossa receita de beringela milanesa assada com farinha de aveia. É um prato rápido e saudável que todos vão adorar!

Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.

Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.

Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.

Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!

babaganoush pasta cremosa de berinjela com tahine

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais