


Comprei um pimentão tão gigante, tão vermelho e tão lindo, que nem queria usá-lo. Pra vocês terem noção do quanto ele era grande coloquei do lado de uma caixa de leite, deu pra perceber o tamanho da gigantância?
Aí eu tenho um sério problema, que é: quando compro uma coisa que sempre quis provar, ou que é muito difícil de encontrar, fico com a síndrome da pena. Eu penso: “poxa mas eu nunca acho alho poró, não poso usar em qualquer receita!” Aí de tanta pena, o ingrediente tão especial acaba estragando sem ser usado. Pode isso, gente? Pra não acontecer isso com o meu pimentão, decidi logo: vou fazer um antepasto. E na falta da berinjela, foi a abobrinha. Ficou tão gostoso e virou recheio de wrap, posou de salada e ainda se juntou com um bifum, fazendo bonito em todas as ocasiões.

Voltando ao antepasto, foi tudo meio no olhômetro, então pode improvisar ai também mas vamos lá:

Antepasto de abobrinha e pimentão
Ingredientes
- 1 und de pimentão grande ou dois pequenos se só tiver o verdinho, faz com ele mesmo!
- 1 und de abobrinha
- 1/2 und de cebola
- 1 dente de alho
- ½ xícara (de chá) de Azeitona à gosto
- QB Sal e pimenta à gosto
- 1 pitada de Orégano à gosto
- 1 colher (de chá) de vinagre
- ½ xícara (de chá) de azeite de oliva
Instruções
- Comece desidratando a abobrinha picando-a em fatias finas e depois em palitinhos delicados, arrumando em uma peneira uma camada de abobrinha, outra de sal até finalizar, deixando por 1 hora escorrer toda a água. Em seguida lave muito bem em água corrente e esprema em um pano de prato até retirar todo o líquido, reserve1 und de abobrinha
- Refogue em um pouco de azeite o alho e a cebola cortada em anéis até ficar transparente1/2 und de cebola, 1 dente de alho, ½ xícara (de chá) de azeite de oliva
- Junte o pimentão e refogue até murchar, em seguida junte também a abobrinha1 und de pimentão grande ou dois pequenos
- Tempere com sal se for necessário (o meu nem precisou), pimenta, orégano e o vinagreQB Sal e pimenta à gosto, 1 pitada de Orégano à gosto, 1 colher (de chá) de vinagre
- Finalize com o azeite e as azeitonas½ xícara (de chá) de Azeitona à gosto
Você pode guardar em um vidro esterilizado cobrindo todo o conteúdo com azeite, mas eu deixei guardado na geladeira em um pote plástico com boa vedação, durou quase uma semana, bonitinho. Caso tenha achado muito trabalhoso desidratar a abobrinha antes, pode refogá-la beeeem a antes dos demais ingredientes, tentando deixá-la bem murchinha, aí fica mais prático…


Sabe o que fiquei morrendo de vontade de fazer? Uma pizza com uma massa fininha e crocante, molho de tomates pelados, queijinho e esse antepasto por cima. Mais nada. Já pensou que delícia?
8 respostas
Meninas, antepasto é amor <3
Ei, ri alto agora!! Meu marido é pernambucano e tem uma tia mega fresca. Essa tia vivia dizendo que leite Cilpe tinha gosto de leite materno!! Kkkkkkkkkkkk!! Aqui em Natal não tem esse leite, então eu ria, mas não visualizava, tá entendendo? Agora, na hora que vi a caixa de leite ao lado do pimentão, lembrei na hora da história e tô aqui morrendo rir!! Detalhe: não me pergunte como ela sabe que gosto tem leite materno..
que pimentão lindo, tambem resultou um belo de um antepasto.. adoro sempre ter na geladeira, pratica refeição.
Eu tenho exatamente o mesmo problema com ingredientes difíceis de achar, hahahaha;
Pimentao vermelho eh vida, ne? O antepasto ta lindo! Vo testar, nunca fiz com abobrinha.
humm vou substituir minha beringela por abobrinha qq dia desses 😉
Ficou muito bonita essa salada com o vermelho do pimentão mutante…rs.
Abs e até mais !
Sempre me acontece o mesmo.Esse antipasto esta delicioso, adorei