Essa receita de queijo vegano que derrete feito com base de tofu vai te surpreender. Se você costuma comprar queijos a base de plantas saiba que essa receita de queijo vegan é fácil, acessível e deliciosa.
Um queijo saboroso que derrete como também gratina em preparações no forno. Pode confiar, é tudo o que você precisa para as mais diversas receitas veganas.
Quando perguntam sobre os alimentos que veganos mais sentem falta, costumam citar o queijo como seu ingrediente número um.
Não é atoa considerando que o queijo é um dos alimentos mais viciantes. Vemos hoje em dia muitos queijos a base de vegetais nos mercados, mas os queijos veganos comprados em lojas tendem a ser caros e muitas vezes decepcionantes.
Há uns meses ganhei de presente este livro só de receitas de queijos veganos. De todas as receitas, duas me chamaram atenção. Uma foi a de um interessante parmesão vegano, que prometo que ainda vou testar e postar aqui. E esta, de mozarela de bola vegana, que segundo o livro, derretia e até gratinava, já pensou?! E é bem fácil de fazer, mas tive que fazer algumas adaptações pois não encontrei todos os ingredientes, ainda assim tivemos um ótimo resultado.
Queijo vegano que derrete
PitadinhaEquipamentos
- 1 liquidificador
- 1 panela
- ramequim
- plástico filme
- prendedores
Ingredientes
- 125 g de tofu macio
- 100 g de iogurte de soja ou creme de leite de soja
- 2/3 de xícara (de chá) de leite de soja
- 1/2 xícara (de chá) de leite de arroz
- 2 colheres (de sopa) de suco de limão
- 2 colheres (de sopa) de fécula de milho usei de batata
- 3/4 de colher (de chá) de ágar-agar
- 3/4 de colher (de chá) de sal
- 1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal
Instruções
- Prepare alguns ramequins forrados com papel filme e deixe alguns pregadores de roupa por perto
- Bata todos os ingredientes no liquidificador125 g de tofu macio, 100 g de iogurte de soja, 2/3 de xícara (de chá) de leite de soja, 1/2 xícara (de chá) de leite de arroz, 2 colheres (de sopa) de suco de limão, 2 colheres (de sopa) de fécula de milho, 3/4 de colher (de chá) de ágar-agar, 3/4 de colher (de chá) de sal, 1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal
- Transfira para a panela e cozinhe em fogo alto por 5 minutos (ou até obter um creme liso e bem espesso)
- Transfira a mistura para os potinhos forrados com papel filme, feche com cuidado e prenda com os pregadores
- Leve para gelar por pelo menos 4 horas
- Desenforme e utilize nas preparações
Bem, lá em cima, no começo do post está uma das sugestões de receita para usar este queijo: uma clássica saladinha
. Mas eu queria mesmo era saber se o queijo derretia ou não derretia. Então fiz um gratinado de batatas e… Gratinou!
E o sabor? É de queijo?
Ele tem uma textura interessante, e é incrível imaginar que é fruto de uma mistura de ingredientes totalmente vegetais.
A verdade é que o queijo vegano nunca será EXATAMENTE como o queijo. Então você precisa aprender a apreciá-lo pelo que é.
Não, não é igual a uma mozarela tradicional. É pra quem está acostumado a consumir tofu e leites vegetais, que tem cheiros e texturas bem característicos.
Motivos para você fazer esse queijo vegano em casa:
- É uma receita simples e você não precisa ter quase nenhuma experiencia na cozinha. Certamente você já se deparou com queijos que exigem fermentação e tempos de cura. Poisé, não é o caso. Essa receita é realmente fácil
- Um queijo simples e multiuso. Gratina, recheia, é de corte. Uma receita que atua igualmente bem em diversas funções
- Essa receita abraça. Alergicos ao leite, alergicos a castanhas (grande parte dos queijos industrializados) veganos, vegetarianos que querem dar um passo além, todos podem se beneficiar.
- E para não te deixar somente com o queijo na mão te encorajo a testar algumas receitas substituindo o queijo igualmente pela versão vegetal:
Lasanha caprese gratinada é para testar o quanto derrete e gratina, ou quem sabe uma receita mais fresca como nossa caprese na batata ou cuscuz caprese?
blog Ariana Pazzini