Ontem eu estava decidindo em que dia deveria postar essa receita, quando resolvi fazer uma rápida enquete no twitter (sigam-me os bons) dando três opções de posts pra hoje. E não é que a resposta foi quase unânime: “torta de ricota com espinafre!!!”
Fiquei passada pois as outras opções eram bem “gordinhas” e tinha quase certeza que a “insossa” ricota ia ficar pra escanteio. Fiquei pensando sobre isso… será que os hábitos estão mudando? Seja o que for, tá aí uma ótima opção pra você fazer um jantarzinho diferente e mais saudável, já que a massa é toda feita com aveia (não leva uma grama de farinha de trigo).
Para a massa:
- 2 xícaras de aveia em flocos finos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 cx de creme de leite
- 1 pitada de sal
- Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa e que desgruda das mãos (se precisar use mais um pouco de aveia pra dar o ponto)
- Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 23cm, faça furos no fundo da massa com um garfo e reserve
Para o recheio:
- 1/2 cx de creme de leite
- 4 ovos
- 1 xícara de espinafre lavado e picado
- 1/2 bolinha de ricota picada
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Parmesão para polvilhar
- Bata os ovos com o creme de leite, tempere com sal e pimenta a gosto
- Junte os demais ingredientes e jogue sobre a base de massa
- Polvilhe parmesão ralado e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos ou até que o centro esteja firme e a superfície esteja levemente dourada
Pra acompanhar você precisa somente de uma saladinha de folhas. A aveia dá uma leveza impressionante à massa, e o melhor é que essa base aceita todo tipo de variação. Então escolha seus ingredientes favoritos e mão na massa =)