Arroz de bacalhau

Compartilhe:
arroz de bacalhau com azeitona e pimentão

Sumário

arroz de bacalhau com azeitona e pimentão

O bacalhau é um ingrediente tradicional e muito apreciado na culinária portuguesa, e uma das receitas mais populares é o arroz de bacalhau. Este prato é uma combinação perfeita de sabores e texturas, com o bacalhau dessalgado e desfiado, arroz branco, azeite e uma variedade de temperos e ervas. Além disso, é um prato bastante versátil, podendo ser preparado para um jantar especial em família ou mesmo em uma ocasião mais casual.

arroz de bacalhau com azeitona e pimentão

Tem coisas que nunca dão errado nessa vida. Uma delas é receita com bacalhau. Pode inventar qualquer coisa e colocar bacalhau no meio sem medo de errar: de forno, frittata, macarronada, gratinado, salada fria ou quente…

Pra facilitar a minha vida eu sempre compro daquele congelado que já vem desfiado (sem espinhas) e dessalgado. Quando não encontro assim, compro o bacalhau congelado – nunca o seco – acho que as receitas ficam muito mais gostosas com ele. É só descongelar e verificar se tem alguma espinha, não precisa dessalgar. Falo isso porque sei que muita gente que está começando a cozinhar acha complicado preparar bacalhau, mas na verdade não é. Outra coisa nada complicada é preparar esta receita de prato único, principalmente se você vai cozinhar pra muita gente e precisa de um coringa que agrade todo mundo:

arroz de bacalhau com azeitona e pimentão

Arroz de bacalhau

Pitadinha
Receita completa de arroz com bacalhau, pimentão e azeitonas
Preparo 40 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 1 hour 10 minutes
Tipo Prato principal, Prato único
Cozinha portuguesa
Porções 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 3 xícaras (de chá) de arroz pode ser integral, agulhinha, parboilizado…
  • 500 g de bacalhau desfiado e dessalgado
  • 1 und de cebola picada
  • 1 und de pimentão picado
  • 2 und de tomates sem sementes picados
  • 1/2 xícara (de chá) de azeitona fatiada usei a preta
  • ½ xícara (de chá) de Salsinha
  • 1 fio de Azeite para refogar
  • ½ xícara (de chá) de Parmesão a gosto pra finalizar

Instruções
 

  • Prepare o arroz como de costume (eu fiz na panela elétrica) e reserve
    3 xícaras (de chá) de arroz
  • Refogue a cebola e o pimentão no azeite até murcharem
    1 und de cebola picada, 1 und de pimentão picado, 1 fio de Azeite para refogar
  • Junte o  bacalhau e incorpore, refogue por 5 minutos (não se preocupe em desfiar porque ao longo da receita ele vai se despedaçar sozinho)
    500 g de bacalhau desfiado e dessalgado
  • Adicione o arroz, o tomate, a azeitona e a salsinha, misturando tudo muito bem para que todos os ingredientes fiquem bem distribuídos
    2 und de tomates sem sementes picados, 1/2 xícara (de chá) de azeitona fatiada, ½ xícara (de chá) de Salsinha
  • Finalize com parmesão ralado e mais um fio de azeite
    ½ xícara (de chá) de Parmesão a gosto pra finalizar, 1 fio de Azeite para refogar
Keyword arroz de bacalhau, receita com bacalhau
Salvar Receita

Variações do arroz de bacalhau:

Essa receita é uma receita simples e você pode fazer as modificações de forma que fique a seu gosto. Em portugal, país que origina essa receita, dependendo da região você percebe variações de ingredientes. Por exemplo o arroz de bacalhau de Braga é um arroz simples com azeite e bacalhau, já na região do porto o tradicional é adicionado chouriço. Na ilha da madeira a receita leva alho e vinho branco para o preparo do arroz. Pegue essa liberdade para você e adapte conforme o seu gosto.

Como armazenar o arroz de bacalhau pronto:

  1. Armazenando as sobras na geladeira: Você pode armazenar o arroz de bacalhau na geladeira por até 3 dias. Certifique-se de armazenar o arroz em um recipiente hermético e mantê-lo refrigerado. Na hora de aquecer, adicione um pouco de água ou azeite para evitar que o arroz fique seco.
  2. Congelando as sobras: O arroz de bacalhau também pode ser congelado por até 3 meses. Para congelar, espere esfriar completamente e só então coloque o arroz em um recipiente hermético ou saco plástico próprio para congelamento e retire o máximo de ar possível antes de fechar. Certifique-se de rotular o recipiente com a data de congelamento. Para descongelar, retire o recipiente do freezer e deixe na geladeira de um dia para o outro. Em seguida, aqueça em fogo baixo adicionando um pouco de água ou azeite.

Preparar o arroz de bacalhau com antecedência e armazenar as sobras pode ser uma ótima opção para quem busca praticidade e economia na hora de preparar as refeições. Além disso, é uma ótima opção para quem deseja levar uma marmita para o trabalho. Você pode aquecer facilmente no micro-ondas.

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais