Bolinho de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Compartilhe:
bolinho de cenoura com cobertura de chocolate durinha

Sumário

O bolinho de cenoura, também conhecido como cupcake de cenoura ou bolinho de lancheira do Joca, é um lanche popular entre as crianças aqui de casa, eles amam essa versão pequenina de bolo de cenoura com cobertura durinha de chocolate. É uma ótima opção para um picnic, lanche da tarde ou até mesmo festinhas de café da manhã de aniversário, temos a tradição aqui em casa de soprar velinhas no café em familia no dia do aniversário de cada um de nós, esses bolinhos de cenoura recebem uma velinha e os parabéns estão garantidos!

bolinho de cenoura com cobertura de chocolate craquelada

Fazer bolinho de cenoura com cobertura de chocolate durinha não é nada complicado, toda família tem a sua receita especial. No entanto recebemos diariamente comentários em nossas receitas de bolo de cenoura reclamações sobre mesmo repetindo a mesma receita de sempre o bolo ficar denso ou embatumado. Isso se dá por conta das medidas da cenoura, por isso, dessa vez, escalei minha balança para me auxiliar e pesei as cenouras para garantir a medida exata.

Receita do bolinho de cenoura com cobertura durinha de chocolate:

bolinho de cenoura com cobertura de chocolate durinha

Bolinho de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Ariana Pazzini
Bolinho de chocolate com aquela cobertura de chocolate craquelada que nos remete a infância
Preparo 30 minutes
Cozimento 40 minutes
Tempo Total 1 hour 10 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 15 bolinhos

Ingredientes
  

  • 270 gr de cenouras sem casca cortada em rodelas aprox 3 cenouras médias
  • 200 ml de óleo use um sabor leve como o de canol, girassol ou milho
  • 3 und ovos
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar refinado
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (de chá) de fermento em pó

Cobertura de chocolate

  • 8 colheres (de sopa) de açúcar refinado
  • 8 colheres (de sopa) de achocolatado em pó
  • 4 colheres (de sopa) de leite integral
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente

Instruções
 

  • Unte ou insira as forminhas de papel em 20 cavidades de forma para cupcake. Pré aqueça o forno em 180˚C
  • Bata as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador até que o líquido fique homogêneo (aproximadamente 5 minutos)
  • Coloque em uma tigela grande e acrescente a farinha e o fermento. Misture até que não reste mais gruminhos de farinha com um fouet.
  • Leve para assar a 180˚C por aproximadamente 25 minutos ou até que o seu palito saia limpo de dentro do bolo. (Se utilizar uma forma maior retangular ou então com furo no centro o tempo pode mudar para (40-50 minutos)
  • COBERTURA:
  • Em uma panela pequena adicione o açúcar, o achocolatado, o leite e a manteiga.
  • Misture e leve ao fogo baixo mexendo sempre até começar a ferver.
  • Continue mexendo até que a calda engrosse.
  • Desligue o fogo e cubra os bolinhos já amornado.

Notas

Se gosta da calda menos durinha troque o achocolatado por chocolate em pó ou cacau em pó solúvel.
 
Se quiser congelar os bolinhos, espere que esfrie completamente e congele o bolinho sem a cobertura. Gosto de coloca-los de pois de frio em um grande saco zip lock e depois levo ao congelador. 
Para descongelar você pode leva-lo na noite anterior para a geladeira, assim ele descongela naturalmente e só então, se quiser, prepare a cobertura e cubra os bolinhos com ela.
Keyword bolinho de cenoura, cobertura de chocolate durinha, cupcake de cenoura
Salvar Receita

Dicas e Truques

bolinho de cenoura - cupcake de cenoura com cobertura de chocolate

Embora a receita de bolinho de cenoura com cobertura de chocolate seja simples, existem algumas dicas e truques que podem ajudar a torná-la ainda melhor. Aqui estão alguns deles:

cenoura para o bolo de cenoura
  • BALANÇA DE COZINHA: Se ainda não tem uma balança de cozinha recomendo que compre, não é necessário ser as mais tecnológicas, as mais simples já dão conta do recado. O bolo de cenoura claramente precisa ser úmido, mas ao mesmo tempo precisa ser fofinho, com excesso de cenoura o bolo vai ficar pesado. No meu caderno de receitas tenho esse bolo de cenoura da minha mãe que pedia cenouras em quantidades, mas ja percebeu a diferença de uma cenoura para a outra em tamanho, circunferência, etc?
  • PRÈ AQUEÇA O FORNO: Não deixe de aquecer o forno enquanto prepara a massa. É importante que seus bolinhos entre no forno já aquecido, como também é importante que não abra a porta do forno enquanto os bolinhos assam, isso faria com que o ar frio entre no forno e desestabilize esse ambiente quentinho.
  • FORMINHAS: Ao preencher as forminhas ou as cavidades da assadeira de cupcake não preencha além de 2/3 da capacidade total. Os bolinhos assim tem espaço de crescer sem transbordar. Se preferir não usar forminhas descartaveis unte e enfarinhe antes de adicionar a massa.

Variações

Uma das melhores coisas sobre o bolo de cenoura é que ele pode ser personalizado de várias maneiras. Aqui estão algumas variações que você pode experimentar:

  • Substitua a cobertura de chocolate por uma cobertura de cream cheese. Misture 150 g de cream cheese, 1/4 xícara de manteiga amolecida e 1 xícara de açúcar de confeiteiro em uma batedeira até ficar homogêneo. Espalhe sobre osbolinhos só após completamente frios para não derreter a cobertura de queijo.
  • Outra cobertura que combina muito com esse bolinho é a ganache de chocolate, misture em partes iguais chocolate derretido e creme de leite. Não precisa ser creme de leite fresco, pode ser o de caixinha por exemplo, misture bem até obter uma calda de chocolate brilhante. 100g de cada um desses ingredientes é suficiente para cobrir os bolinhos.
  • Adicione algumas nozes picadas ou uvas passas à massa para uma crocância e doçura extra.
  • Use farinha de trigo integral em vez de farinha de trigo para uma opção mais saudável. Sabendo que a massa ficará mais sequinha.
  • Substitua a cenoura por abobrinha ralada ou purê de abóbora para um sabor diferente. Substitua na mesma quantidade.
  • Adicione algumas especiarias à massa, como canela, noz-moscada ou gengibre, para um bolinho de cenoura mais aromático e saboroso.
bolinho de cenoura com cobertura de chocolate durinha

Ainda com dúvida? Veja aqui nas perguntas e respostas:

P: Posso fazer o bolinho de cenoura sem uma forma de cupcakes?
R: Sim, você pode. Você pode usar uma forma de bolo com furo no meio ou uma assadeira média retangular. Basta ajustar o tempo de cozimento de acordo. (Faça o teste do palito)

P: Posso congelar o bolinho de cenoura?
R: Sim, você pode. Deixe os bolinhos esfriarem completamente antes de embrulhá-los firmemente em filme plástico. Eles podem ser congelados por até 3 meses. Para descongelar, deixe-os em temperatura ambiente por algumas horas ou durante a noite na geladeira.

P: Posso usar água em vez de leite na massa?
R: Sim, você pode. O leite deixará os bolinhos de cenoura mais ricos e cremosos.

Outras receitas de bolo de cenoura aqui do blog:

Bolo de cenoura sem glúten
Bolo de cenoura simples sem farinha de trigo. Uma receita de bolo fácil feito no liquidificador que rende um bolo médio
Receita completa aqui
bolo de cenoura sem trigo
Bolo integral de cenoura, mel e gengibre
Bolo integral super aromático com cobertura de chocolate e mel
Receita completa aqui
Bolo integral de cenoura mel e gengibre

Salve esse bolinho de cenoura no pinterest:

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais