Bolo de cacau e cenoura

Compartilhe:
bolo de cacau e cenoura

Sumário


O bolo de cacau com cenoura é uma delícia que encanta a todos. Quem não gosta de um pedaço de bolo fofinho, quentinho, com um sabor suave de cenoura e um toque especial de cacau? Esta é uma receita simples que pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência na cozinha. E o melhor de tudo: pode ser feita diretamente no liquidificador, facilitando ainda mais o processo.

Este é um bolo caseiro, feito com ingredientes simples e que, com certeza, você tem em casa. É o tipo de bolo que agrada a todos: crianças, adultos, idosos. E, além de saboroso, é um bolo nutritivo, afinal, a cenoura é um legume rico em vitaminas e minerais, e o cacau é um alimento repleto de antioxidantes.

Bolo de liquidificador para mães ocupadas

Um bolo feito no liquidificador é uma opção prática e rápida para quem não tem muito tempo para passar na cozinha. Além disso, é uma maneira de garantir que todos os ingredientes sejam bem misturados e que o bolo fique com uma textura uniforme.

Além disso, fazer um bolo no liquidificador permite que você experimente com diferentes ingredientes. Você pode adicionar frutas, nozes, sementes e outros ingredientes ao bolo para dar um toque especial. E, claro, você pode sempre adicionar o cacau para dar um sabor extra ao seu bolo de cenoura.

Fazer um bolo no liquidificador também significa menos louça para lavar. Você só precisa do liquidificador e de uma forma para assar o bolo. Depois, é só despejar a massa na forma e levar ao forno. Simples assim!

bolo de cenoura e cacau

Bolo de cenoura e cacau

Ariana Pazzini
Bolo de cenoura com cacau na massa, esse bolo super saboroso tem o saborzinho da cenoura suave e o sabor do cacau tornando esse bolo super especial
Preparo 10 minutes
Cozimento 40 minutes
Tempo Total 50 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 8 fatias

Ingredientes
  

  • 2 ovos
  • 1 e ½ xícara (de chá) de cenoura ralada
  • 1/2 xícara (de chá) de óleo de milho
  • 1 colher (de sopa) de extrato de baunilha opcional
  • 3/4 xícara (de chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (de chá) de cacau em pó
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 pitadinha de canela em pó
  • 1 pitadinha de sal

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 180°C,
  • Unte e enfarinhe uma assadeira com furo no centro,
  • No copo do liquidificador adicione os ovos, o óleo, a cenoura, o cacau a baunilha o sal e a canela e bata até ficar homogêneo,
  • Com a ajuda de uma colher de pau ou fouet, misture a farinha, o fermento e o bicarbonato na mistura do liquidificador até não mais restar gruminhos de farinha,
  • Transfira a massa do bolo para a forma,
  • Leve ao forno por 30-40 minutos ou até espetar um palito no centro da massa ele saia limpo,
  • Deixe esfriar completamente para desenformar.
Keyword bolo de cacau, bolo de liquidificador, bolo para a lancheira, bolo simples de cenoura
Salvar Receita

Dicas e substituições para a sua receita de bolo de cacau e cenoura

Agora que você já sabe como fazer um bolo de cacau com cenoura no liquidificador, aqui vão algumas dicas e substituições que podem ser úteis:

  • Se você não tiver cenouras frescas, pode usar cenoura congelada. Neste caso, use 2 xícaras de cenoura ralada direto do freezer.
  • Se você não tiver cacau em pó, pode usar chocolate em pó. Neste caso, use 3/4 de xícara de chocolate em pó.
  • Se você quiser um bolo mais saudável, pode substituir o açúcar por adoçante culinário e o óleo por óleo de coco.
  • Se você quiser um bolo mais fofinho, pode adicionar 1 colher de sopa de vinagre na massa. O vinagre reage com o fermento e faz o bolo crescer mais.
bolo de cacau e chocolate

A melhor maneira de servir o seu bolo de cenoura caseiro com cacau

A melhor maneira de servir o seu bolo de cenoura com cacau é simplesmente cortá-lo em fatias e servi-lo em um prato. Você pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro por cima para dar um toque especial.

Se você quiser, pode também fazer uma cobertura de chocolate para o seu bolo. Para isso, você vai precisar de 1 xícara de chocolate em pó, 1/2 xícara de leite, 2 colheres de sopa de manteiga e 4 colheres de sopa de açúcar. Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até obter uma mistura homogênea. Despeje a cobertura sobre o bolo e espere esfriar antes de servir.

Por que o bolo de cenoura com cacau é perfeito para a lancheira da escola

O bolo de cacau com cenoura é uma excelente opção para a lancheira da escola. Ele é nutritivo, saboroso e fácil de comer. Além disso, é uma maneira de incluir legumes na alimentação das crianças de uma forma divertida e saborosa.

Este bolo também é uma opção prática para o lanche da tarde ou para o café da manhã. Ele pode ser guardado na geladeira por até uma semana e pode ser congelado para durar ainda mais.

Como armazenar o seu bolo de cacau com cenoura recém-assado

Depois de assado, o seu bolo de cenoura com cacau deve ser guardado em um recipiente fechado para evitar que ele resseque, mas, antes de qualquer coisa, espere ele esfriar completamente. Você pode usar uma vasilha de plástico.

Se você quiser que o seu bolo dure mais tempo, pode guardá-lo na geladeira. Neste caso, ele vai durar até uma semana. Lembre-se de sempre mantê-lo em um recipiente fechado para evitar que ele pegue o cheiro de outros alimentos.

Congelando o seu bolo de cenoura:

Se você quiser que o seu bolo de cenoura com cacau dure ainda mais tempo, você pode congelá-lo. Para isso, espere o bolo esfriar completamente e então corte-o em fatias. Coloque cada fatia em um saco plástico e leve ao congelador.

Quando quiser comer, basta retirar a fatia do congelador e deixá-la descongelar em temperatura ambiente. Se preferir, você pode aquecê-la no micro-ondas por alguns segundos.

bolo de cACAU E CENOURA DE LIQUIDIFICADOR

Fazer um bolo de cenoura com cacau no liquidificador é uma maneira simples e deliciosa de preparar um lanche para a família. Este é um bolo que agrada a todos e que pode ser adaptado ao seu gosto. Além disso, é uma maneira de incluir legumes na alimentação das crianças de uma forma divertida e saborosa.

E o melhor de tudo: este bolo pode ser feito com ingredientes simples que você tem em casa e pode ser guardado na geladeira ou no congelador para durar mais tempo. Então, que tal experimentar essa receita hoje mesmo? Você vai se surpreender com o sabor e a praticidade desse bolo.

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais