Bolo integral de cenoura, mel e gengibre

Bolo integral de cenoura mel e gengibre

Sumário

Bolo integral de cenoura mel e gengibre

Esse bolo de cenoura integral com mel e gengibre é uma explosão de sabores. Essa é uma versão mais natural e saudável da minha receita de bolo de cenoura preferida. O resultado foi esse bolo fofinho e úmido da foto acima. Desde então as crianças preferem aqui em casa o meu bolo de cenoura integral comparado ao antigo com farinha branca, isso para mim foi um sinônimo de sucesso, o meu bolo integral alcançou a nota máxima das crianças mais exigentes.

O bolo de cenoura integral é uma escolha saudável e deliciosa por várias razões. A farinha integral adiciona fibras e nutrientes essenciais ao bolo, tornando-o mais nutritivo do que a versão tradicional feita com farinha branca refinada. Além disso, a farinha integral confere uma textura mais densa e um sabor mais pronunciado ao bolo.

A cenoura é outro ingrediente chave no bolo de cenoura integral. Além de adicionar umidade ao bolo, a cenoura é rica em betacaroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A no organismo. A vitamina A é importante para a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico.

Bolo integral de cenoura mel e gengibre

Bolo integral de cenoura, mel e gengibre

Pitadinha
Bolo integral super aromático com cobertura de chocolate e mel
Preparo 20 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 50 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 1 bolo pequeno

Equipamentos

  • 1 forma de bolo inglês

Ingredientes
  

  • 3 und ovos
  • 1/2 xícara (de chá) de óleo eu usei de coco
  • 1 xícara (de chá) de mel
  • 2 und de cenouras descascadas e picadas
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral
  • 1/2 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1/2 colher (de chá) de gengibre em pó

Cobertura:

  • 180 g de chocolate meio amargo
  • 4 colheres (de sopa) de mel
  • 4 colheres (de sopa) de leite desnatado

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 180˚C
  • Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês
  • Bata os ovos, mel, cenoura e óleo no liquidificador
    3 und ovos, 1 xícara (de chá) de mel, 2 und de cenouras descascadas e picadas, 1/2 xícara (de chá) de óleo
  • Misture numa tigela a farinha, fermento e gengibre e acrescente a mistura de líquidos até ficar homogêneo
    2 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral, 1/2 colher (de sopa) de fermento em pó, 1/2 colher (de chá) de gengibre em pó
  • Verta a massa na forma
  • Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até passar no teste do palito

Para a cobertura:

  • Em uma tigelinha leve o chocolate ao microondas em potência média por 1 minuto e meio, retire, mexa com uma espátula e se preciso for, deixe mais 30 segundo até derreter por completo.
    180 g de chocolate meio amargo
  • Misture os demais ingredientes até virar uma mistura brilhante e homogênea e coloque sobre o bolo desenformado.
    4 colheres (de sopa) de mel, 4 colheres (de sopa) de leite desnatado
Keyword bolo de cenoura americano, bolo de cenoura e cobertura de chocolate, bolo de cenoura e mel, bolo integral

O papel das especiarias em adicionar sabor ao bolo de cenoura

As especiarias desempenham um papel fundamental em adicionar sabor ao bolo de cenoura integral. Utilizei gengibre em pó nessa receita mas a combinação clássica de canela, noz-moscada e cravo-da-índia dá ao bolo um sabor rico e reconfortante também, recomendo que você prove essa receita com essa combinação também.

Além das especiarias tradicionais, você também pode experimentar outras combinações para adicionar um toque único ao sabor do bolo. Por exemplo, adicionar cardamomo pode dar ao bolo um sabor exótico e picante. Apenas certifique-se de não exagerar nas quantidades para não dominar o sabor da cenoura.

Ingredientes extras para realçar o sabor do bolo de cenoura

Além das cenouras e das especiarias, você pode adicionar ingredientes extras para realçar ainda mais o sabor do bolo de cenoura integral. Por exemplo, adicionar passas, nozes picadas ou coco ralado à massa do bolo pode adicionar textura e sabores complementares. Você também pode experimentar adicionar raspas de laranja ou limão para um toque cítrico refrescante.

Lembre-se de que esses ingredientes extras podem afetar a consistência da massa, então não adicione mais que 1/4 de xícara no total. Seja criativo e personalize o bolo de cenoura integral de acordo com seu paladar.

Dicas para assar o bolo perfeito

Assar o bolo de cenoura integral perfeito requer alguma técnica e cuidado. Aqui estão algumas dicas para garantir que seu bolo fique delicioso:

  1. Bata a mistura de cenouras até ficar homogêneo: Isso garantirá que a massa esteja úmida e sem pedaços grandes de cenoura.
  2. Não bata demais a massa: Bater demais a massa do bolo pode resultar em um bolo denso e pesado. Misture apenas o suficiente após adicionar a farinha de trigo.
  3. Pré-aqueça o forno corretamente: Pré-aqueça o forno à temperatura correta para garantir que o bolo asse uniformemente. Um forno muito quente pode fazer com que o bolo queime por fora e fique cru por dentro, já um forno pouco aquecido pode resultar em um bolo por assar.
  4. Teste a consistência do bolo com um palito: Para verificar se o bolo está pronto, insira um palito no centro. Se sair limpo, o bolo está assado.

O bolo de cenoura integral é uma opção saudável e deliciosa que combina sabor e nutrição. Com a adição de especiarias, farinha integral e ingredientes extras, você pode personalizar o sabor do bolo de acordo com suas preferências. Experimente diferentes coberturas e variações de receita para descobrir a combinação perfeita para você. Então, delicie-se com os sabores perfeitamente equilibrados do bolo de cenoura integral!

Outras receitas de bolo de cenoura aqui do blog:

Compartilhe:

20 respostas

  1. Fiz e ficou mt bom!!!
    Coloquei 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio como a Chris sugeriu e bati as claras em neve. Apenas achei que ficou um pouquinho seco, da próxima colocarei um pouquinho de leite na massa.

  2. Esse bolbo fica igual ao da foto? Pq fiz e a consistência ficou parecida com o de bolo macaxeira sabe?
    Meio mole, parecendo que não assou….

  3. Adorei essa Receita!!! Estou na onda dos "lights e diets"!! Fiz uma alteração na sua receita: como lá em casa o pessoal é diabético, então substituí o mel por açúcar mascavo. O bolo ficou mais escurinho, mas o sabor ficou ótimo!!! Todos adoram!!! Parabéns pela receita!!!

  4. Oi Juliana,
    Seguindo a onda "sugar free" que está rolando aqui em casa, acabei de fazer esse bolo.
    Como as minhas cenouras eram grandonas, coloquei mais um ovo (eram médios), 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de farinha de aveia. Abri mão do gengibre.
    Assei em forminhas de muffin, ficaram muito bons!
    Qdo a gente acaba de comer, fica um gostinho de mel na boca, uma delícia.
    Obrigada pela receita.
    Bjs…

  5. Olá Fernando! Muito obrigada!

    Não, não vai leite, e sim é óleo. Mas não precisa ser de coco necessariamente, pode ser de canola, girassol ou soja. É que o de coco dá O toque em qualquer bolo, mas ele é meio carinho, então… Use o que for melhor pra vc =)

  6. Oi Juliana. Primeiramente parabéns pelas receitras e pelo blog, claro. Tudo perfeito. Mas, uma dúvida: nesta receita, vc não usa leite? é óleo mesmo? e óleo de coco? bjs. Fernando Ribeiro

  7. Oi Fernanda, é crua mesmo, descasca em corta em pedaços grandes que o resto o liquidificador e o forno dão conta =)

  8. Juliana,
    Amo seu blog e não consigo parar de ler! Já bisbilhotei todos os post, e olhe que descobri ele semana passada, hahaha!
    Me tira uma dúvida bobinha: a cenoura é cozida ou crua?
    Bjs
    Fernanda

  9. Juntou tudo o que eu mais amo: cenoura, gengibre e mel. E a foto, entao? Espetaculo! To morrendo de vontade.

  10. Ju, adorei a ideia!!! Amoadoro bolo de cenoura, e sentir-se magra após 3 pedaços é momento MASTERCARD, hehe.

    Bjs. (Li_las)

  11. Ju, que lindo este bolo, e que cara gostosa ele tem. Adoro doces com gostinho de mel. Foi pra lista dos 'bolos a fazer'. Um beijo, parabéns pelo blog!

  12. Meninas, o melhor de tudo é que o açúcar não faz a menor falta, o bolo é realmente delicioso!

    Bjus em todas!

  13. Hm… eu preciso admitir que não acredito em uma vida sem açúcar, mas eu acho legal tentar substituir ou reduzir seu consumo em certas ocasiões.
    Bjs!

  14. Amo de paixão bolo de cenoura, meu preferido alias, e essa nova versão parece ser bem gostosa e um pouco mais light! É assim que se fala Ju, super lights!
    Eu tento, tento, mas aff, é difícil, rsrs.
    Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!