Bolo de chocolate com chocolate

Bolo de chocolate duplo - massa de chocolate com chocolate em pedaços

Sumário

massa de chocolate com chocolate em pedaços
Bolo de chocolate duplo - massa de chocolate com chocolate em pedaços
Bolinho de chocolate duplo

Este bolo de chocolate não estava nos meus planos. Hoje era pra ter uma outra receita aqui. Mas quem tem filhos sabe que se tem uma coisa que a gente aprende quando eles nascem, é a mudar os planos.

Nanda descobriu a cozinha. Só eu sei como esperei por esse momento, mas achei que ele demoraria mais uns dois anos pra acontecer. Eu ainda não estava preparada pra vê-la dizendo: “mamãe, queo fajê bolinhu”. E aí que tô meio sem reação, bem abestalhada com essa novidade que de tão gostosa, é tão surreal.

Fato é que ela resolve que quer ~fajê bolinhu~ e aperreia o juízo até subir no seu banquinho e me ver separando os ingredientes na bancada. A cada preparação ela ganha novas funções, e meu coração se derrete todo de vê-la prestando atenção e curtindo toda aquela brincadeira. Difícil é fazê-la entender que o bolo não fica pronto imediatamente, e que tem que esperar assar, esfriar e desenformar pra poder comê-lo. A menina é agoniada, e, sinceramente, só podia ser minha filha não sei pra quem ela puxou…

Eita, falei tanto que ia esquecendo da receita:

Bolo de chocolate duplo - massa de chocolate com chocolate em pedaços

Bolo de chocolate duplo

Pitadinha
Receita de bolo de chocolate duplo. Chocolate na massa do bolo + pedacinhos de chocolate
Preparo 15 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 45 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha brasileira
Porções 1 bolo

Equipamentos

  • 1 batedeira
  • 1 forma de bolo com furo no centro

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 xícaras (de chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 200 g de manteiga
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 4 und ovos
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de chocolate picado grosseiramente ou chocolate em gotas

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 180˚C
  • Unte e enfarinhe com cacau uma forma de bolo com furo no meio
  • Bata a manteiga na batedeira até ela ficar branquinha e fofa
  • Junte o açúcar e bata até homogeneizar Acrescente os ovos, um a um, batendo entre as adições
  • Peneire e farinha, o chocolate, o fermento e o sal
  • Acrescente a mistura de farinha intercalando com o leite, misturando manualmente com um fouet ou colher
  • Transfira a massa para uma fôrma untada e polvilhada com chocolate em pó
  • Jogue os pedacinhos de chocolate por toda a superfície e leve o bolo para assar por 25-30 minutos ou até passar no teste do palito
  • Espere esfriar para desenformar
Keyword bolo de chocolate com pedacinhos de chocolate, bolo de chocolate duplo
Bolo de chocolate duplo - massa de chocolate com chocolate em pedaços

Adições deliciosas e dicas

Percebe que esse é um bolo de chocolate com pedaços de chocolate. Caso goste pode trocar o chocolate por chocolate meio amargo ou chocolate branco na mesma proporção.

Nozes picadinhas, também dão um sabor especial ao bolo de chocolate, corte grosseiramente 1/4 de xícara (de chá) de nozes picadas e tenha um resultado delicioso.

Se trocar o chocolate em pó por cacau, terá um bolo mais firme e menos açucarado. Nesse caso eu recomendo que você misture o cacau no leite ao invés de na farinha para tornar mais fácil a mistura.

Ao enfarinhar a forma do bolo substitua a farinha de trigo por cacau em pó, assim seu bolo não ficará com marcas brancas ao desenformar.

Posso congelar o bolo de chocolate?
Sim!

Para congelar o bolo espere esfriar completamente e só então corte em fatias. Você pode embalar cada uma das fatias em plástico filme e depois acondicionar em um saco próprio para congelar. Quando desejar uma fatia de bolo de chocolate é só retirar do freezer, desembalar e colocar no microondas coberto por um papel toalha. Cada microondas tem sua potência, então comece por 20 segundos e vá virando sua fatia a cada adição de tempo para que descongele de todos os lados.

Se o bolo é bom? É uma delícia, mas a meleca foi que economizei na manteiga e ele ficou um pouco mais seco do que deveria. Mas na receita ali em cima eu coloquei a quantidade certinha, não se preocupem, viu?

E sobre bolo de chocolate, já sabem, temos diversas versões aqui no blog para todos os gostos. Só digitar na busca bolo de chocolate para encontrar bolo econômico, de colher, sem glúten, sem lactose e até com arroz integral.

Compartilhe:

41 respostas

  1. Olá! O bolo ficou lindo! Mas gostaria de saber se a chávena de que fala nas medidas é chávena de chá ou caneca! Obrigado

  2. Com certeza farei esse bolo e será neste feriado de carnaval. Parabéns pelo blog e pela sinceridade nos comentários, isso me passou confiança e realidade às receitas.

    Marcos

  3. Amei o bolo, tudo que é feito com chocolate é tudo de bom! Esse bolo com certeza ficou mais gostoso ainda com a ajuda de sua filha.

    Marília!

  4. Ju do céu! rsrsrs muito gostoso esse bolo. Usei as sobras de uns ovos de Páscoa e já será o lanche do meu filho hj à tarde…bjs

  5. Ai JU! Que feliz!
    Imagino a sua felicidade com isso tudo!
    Coisa mais fofa!
    Sorte tem a Fernanda de tem uma professora de mão cheia! E ela será ainda melhor que tu e vai abrir o littlepitadinha! 🙂
    E claro que você tem uma foto linda dela como "boleira", a que você postou no instagram (eu acho) com o avental! 🙂 Coisa mais fofa!
    bj

    1. kkkk, é que a cozinha é escura e quando ampliou pra botar aqui, ficou muito desfocada, feia demais =) ela merece uma melhor <3

  6. Bom dia, gostaria de saber como substituir o trigo desta receita pois minha filha não pode fazer uso deste ingrediente devido ao glúten… Obrigada!Carolina Recife-PE

    1. Carol, você usa farinha de arroz? Jà ouvi de uma amiga que também é intolerante que ela sempre substitui o trigo por essa farinha e costuma dar certo =)

    1. Eita, sei não… mas como ela é uma massa muito pesada, melhor bater na mão do que no liquidificador, viu…

  7. Adooooorooo suass receitaaass!! Eu quero muitooo fazer essa receitaa, mas o meu forno não tah funcionando e eu gostaria de saber se tem como fazer no Microondas.
    Muito obrigadaaaa!!
    Bjoooss!

    1. Marjory, este não, mas coloca na busca "bolo nega maluca" que esse sim, é feito no microondas e é uma delícia =)

  8. Ai tem coisa melhor do que ter nossas crias ao nosso redor aprendendo conosco e crescendo aos nossos olhos?
    Amiga tenho um Felipe que tem 2 anos e adora me ver fazendo meus bolos, sempre pega sua mesa de desenho e a coloca na bancada pra "ajudar" tbm… jpa tirei varias fotos desse momento "baba de mãe" e coloquei no blog… Ai!
    mas me diga como que os chhocolates não foram para o fundo da forma quando foi pro forno? Aqui sem chance eles afundam…rsrsrsr
    Adorei seu blog.
    Estou seguindo.
    Boa semana pra vc
    Beijos de Canela

  9. Ju, que delícia de momento. O bolo? Ah, ele ficou totalmente em segundo plano. Podia ter ficado seco ou molhado. Não tem descoberta melhor do que ver a sua filha dividindo sua paixão: cozinhar! Tão lindo ver o crescimento da Nanda e o melhor, aprendendo com a mãe as artes na cozinha! Parabéns!
    Obrigada pelo compratilhar!

    Bjos, Elaine Cunha

  10. Nossa, sem comentários esse bolo hein?? Dá vontade de morder a tela!
    Minha ajudante tem ainda 1 ano e 5 meses, mas pelo jeito tenho que me preparar para o momento em que ela vai pedir um bolinho!!!
    Beijocas para as duas!

  11. Que bolo delicioso e que fofa a sua pequena!! Aqui em casa o Pedreco gosta de ajudar também e acha que é só pedir bolo que ele fica pronto…rsrsrs

    Bjs

  12. Acho que vou fazer esse bolo…fiquei com lombriga…com a ajuda de sua pequena cozinheira esse bolo deve ter ficado uma delicia… Preciso arrumar uma pequena ajudante também…rs
    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!

como fazer o docinho beijinho de coco

Beijinho de coco

Beijinho de coco são pequenos docinhos feitos principalmente de coco ralado, leite condensado e açúcar. A textura macia e o

Leia mais