Massa com ragu de linguiça toscana

Compartilhe:
ragu de linguiça toscana

Sumário

O ragu de linguiça toscana é um prato salva vidas, saboroso, econômico e super fácil de fazer que eleva o sabor das massas a um outro nível. Digo salva vidas pois é fácil e rápido de ser feito. Sabe aqueles dias que você não tem muito tempo na cozinha? Esse ragu salva e fica pronto rapidamente.

Agora vamos aos segredos do autêntico ragu de linguiça toscana. Além dos ingredientes básicos, existem alguns segredos que elevam esse prato a outro patamar de sabor. Um desses segredos é adicionar um pouco de vinho tinto ao ragu enquanto ele cozinha. O vinho tinto acrescenta uma profundidade de sabor e ajuda a amaciar a carne da linguiça.

ragu de linguiça toscana

Massa com ragu de linguiça toscana

Ariana Pazzini
Um saboroso ragu de linguiça toscana saboroso, perfeito para fazer em lote e congelar para utilizar em outras refeições
Preparo 15 minutes
Cozimento 30 minutes
0 minutes
Tempo Total 45 minutes
Tipo Prato principal
Cozinha Italiana
Porções 4 porções

Ingredientes
  

  • 500 g de massa à sua escolha cozida conforme as instruções da embalagem
  • 4 gomos de linguiças tipo toscana
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 und cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 240 g de molho de tomate
  • 1/2 xícara (de chá) de vinho tinto
  • QB Ervas frescas a seu gosto usei manjericão

Instruções
 

  • Retire o revestimento da linguiça e desmanche a carne interior.
  • Aqueça bem uma panela, adicione o azeite e aqueça e refogue a linguiça com o alho e a cebola
  • Adicione o vinho e espere ferver.
  • Junte o Molho de Tomate e misture bem.
  • Cozinhe no fogo mais baixo por 30 minutos ou até apurar.
  • Adicione as ervas escolhidas, misture e desligue o forno.
  • Sirva com a massa preparada conforme as intruções da embalagem.
Keyword macarrão com linguiça toscana, molho de tomate com linguiça, ragu de linguiça
Salvar Receita

Congelando o ragú de linguiça “salva vidas do meu congelador”

Se você deseja aproveitar ao máximo o ragu de linguiça toscana, uma ótima ideia é fazer uma grande quantidade e congelar porções extras. Dessa forma, você terá um molho delicioso sempre à mão para quando quiser preparar uma refeição rápida e saborosa. Para congelar o ragu, deixe-o esfriar completamente e divida-o em recipientes herméticos ou saquinhos de freezer. Certifique-se de deixar espaço para expansão, pois o líquido expandirá quando congelado. Quando quiser usar o ragu congelado, basta descongelá-lo na geladeira durante a noite e reaquecê-lo em fogo baixo. Assim, você terá um molho fresco e saboroso em questão de minutos.

Além de ser um acompanhamento clássico para massas, o ragu de linguiça toscana pode ser usado de maneiras criativas em outros pratos. Uma ideia é utilizá-lo como recheio para lasanha, alternando camadas de ragu com massa fresca e queijo. Outra opção é usá-lo como cobertura para uma pizza caseira. Espalhe uma generosa porção de ragu sobre a massa de pizza, adicione queijo e outros ingredientes de sua preferência e asse até ficar dourado e borbulhante. O ragu também pode ser utilizado como recheio para tortas salgadas, adicionando uma dose extra de sabor e umidade aos pratos.

1. Posso usar outro tipo de linguiça? Sim, você pode experimentar diferentes tipos de linguiça, desde que sejam de boa qualidade. A linguiça suína é a mais tradicional, mas você pode usar linguiça de frango ou até mesmo linguiça vegetariana, se preferir. No caso de linguiças mais durinhas como a linguiça calabresa que não se desmancha fácil rale no ralo grosso e siga as instruções.

2. Posso congelar o ragu de linguiça toscana com a massa? Não é recomendado congelar o ragu já misturado com a massa, pois a textura e o sabor podem ser alterados. É melhor congelar o ragu separadamente e preparar a massa fresca quando for consumir.

3. Quanto tempo o ragu de linguiça toscana pode ser armazenado na geladeira? O ragu de linguiça toscana pode ser armazenado na geladeira por até 4 dias em um recipiente hermético.

4. Posso substituir o vinho tinto por outro tipo de vinho? Sim, você pode substituir o vinho tinto por vinho branco se preferir. O vinho branco irá adicionar um sabor mais suave ao ragu.

Dia dos pais está chegando, já escolheu o que vai servir no almoço? #ficadica =)

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais