O ragu de linguiça toscana é um prato salva vidas, saboroso, econômico e super fácil de fazer que eleva o sabor das massas a um outro nível. Digo salva vidas pois é fácil e rápido de ser feito. Sabe aqueles dias que você não tem muito tempo na cozinha? Esse ragu salva e fica pronto rapidamente.
Massa com ragu de linguiça toscana
Ariana PazziniIngredientes
- 500 g de massa à sua escolha cozida conforme as instruções da embalagem
- 4 gomos de linguiças tipo toscana
- 1 fio de azeite
- 1/2 und cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 240 g de molho de tomate
- 1/2 xícara (de chá) de vinho tinto
- QB Ervas frescas a seu gosto usei manjericão
Instruções
- Retire o revestimento da linguiça e desmanche a carne interior.
- Aqueça bem uma panela, adicione o azeite e aqueça e refogue a linguiça com o alho e a cebola
- Adicione o vinho e espere ferver.
- Junte o Molho de Tomate e misture bem.
- Cozinhe no fogo mais baixo por 30 minutos ou até apurar.
- Adicione as ervas escolhidas, misture e desligue o forno.
- Sirva com a massa preparada conforme as intruções da embalagem.
Congelando o ragú de linguiça “salva vidas do meu congelador”
Se você deseja aproveitar ao máximo o ragu de linguiça toscana, uma ótima ideia é fazer uma grande quantidade e congelar porções extras. Dessa forma, você terá um molho delicioso sempre à mão para quando quiser preparar uma refeição rápida e saborosa. Para congelar o ragu, deixe-o esfriar completamente e divida-o em recipientes herméticos ou saquinhos de freezer. Certifique-se de deixar espaço para expansão, pois o líquido expandirá quando congelado. Quando quiser usar o ragu congelado, basta descongelá-lo na geladeira durante a noite e reaquecê-lo em fogo baixo. Assim, você terá um molho fresco e saboroso em questão de minutos.
Além de ser um acompanhamento clássico para massas, o ragu de linguiça toscana pode ser usado de maneiras criativas em outros pratos. Uma ideia é utilizá-lo como recheio para lasanha, alternando camadas de ragu com massa fresca e queijo. Outra opção é usá-lo como cobertura para uma pizza caseira. Espalhe uma generosa porção de ragu sobre a massa de pizza, adicione queijo e outros ingredientes de sua preferência e asse até ficar dourado e borbulhante. O ragu também pode ser utilizado como recheio para tortas salgadas, adicionando uma dose extra de sabor e umidade aos pratos.
1. Posso usar outro tipo de linguiça? Sim, você pode experimentar diferentes tipos de linguiça, desde que sejam de boa qualidade. A linguiça suína é a mais tradicional, mas você pode usar linguiça de frango ou até mesmo linguiça vegetariana, se preferir. No caso de linguiças mais durinhas como a linguiça calabresa que não se desmancha fácil rale no ralo grosso e siga as instruções.
2. Posso congelar o ragu de linguiça toscana com a massa? Não é recomendado congelar o ragu já misturado com a massa, pois a textura e o sabor podem ser alterados. É melhor congelar o ragu separadamente e preparar a massa fresca quando for consumir.
3. Quanto tempo o ragu de linguiça toscana pode ser armazenado na geladeira? O ragu de linguiça toscana pode ser armazenado na geladeira por até 4 dias em um recipiente hermético.
4. Posso substituir o vinho tinto por outro tipo de vinho? Sim, você pode substituir o vinho tinto por vinho branco se preferir. O vinho branco irá adicionar um sabor mais suave ao ragu.
Dia dos pais está chegando, já escolheu o que vai servir no almoço? #ficadica =)