Mingau de banana da minha terra é com pacovã.
Sim, por que se é pra falar das coisas da minha terra vou dar o nome que tem lá: MINGAU (é por que aqui em Recife chamam papa).
Toda vez que minha mãe vem de Manaus ela tem que trazer banana comprida (que lá chama pacovã) e farinha de tapioca pra fazer esse mingau, por que meu marido é louco por ele, e eu também, e pedi que minha mãe gentilmente cedesse a receita para o blog.
Dá pra fazer sem a farinha de tapioca, mas ela dá um toque especial, então quem tiver acesso fácil, vale a pena seguir a receita à risca.
Para o sucesso do mingau o ideal é que a banana esteja bem madura, assim o ponto é perfeito. Como para todo doce, a banana madura é melhor.


Mingau de banana e tapioca
Ingredientes
- 2 und bananas compridas (banana pacovã)
- 1 xícara (de chá) de leite condensado
- 1/2 xícara (de chá) de farinha de tapioca
- 1 pitada de sal
Instruções
- Descasque e corte a banana, leve ao fogo em água suficiente pra cobrir ao fogo até amolecer2 und bananas compridas
- Amasse as bananas e coloque-as na mesma água do cozimento, acrescente a farinha de tapioca e o leite condensado, misture bem1/2 xícara (de chá) de farinha de tapioca, 1 xícara (de chá) de leite condensado
- Volte ao fogo adicione o sal e cozinhe em fogo baixo até a farinha de tapioca dissolver.1 pitada de sal
Notas
Pra Jinmi que tava precisando de idéias pra usar a farinha de tapioca que a irmã dela trouxe, fica a dica.
Mais receitas com banana:
- Sorvete de Banana
- Bolo de banana sem açucar
- Muffin de banana e granola
- Nhoque de banana
- Cuca de banana
- Doce de banana
- Brownie de banana
Bjocas pra vocês, bom final de semana!
32 respostas
Fiz e faço sempre, sustentável e maravilhosa receita 😋😉
Vou fazer hj
Espero acertar
Pago em Roraima R$7,00 em um copo de 350ml
Agora vou fazer e comer a vontade kkkk
Amo mingau é nesse ainda coloco leite em pó é creme de leite
Amo esse minga, mais eu faço com a banana verde raspada e tiro a semente. Fica tão gostoso . Aprendi com a minha mãe .
Nossa que delícia estou em Manaus . Mas por incrível q pareça eu não sou muito de cozinha pois minha mãezinha fazia tudo pra mim. Mas agora que já não está mas entre nós vou ter de botar a mão na massa. Só preciso saber se é banana verde ou madura??
Vou já experimentar. Estou com vontade de comer mingau de banana assim já faz um bom tempo. Sou da terrinha mas não sabia fazer mingau de banana. Vi sua receita e vou já executá-la. Beijos amei
Sou de Manaus também e também fazia assim…até que vi minha sogra fazer diferente e achei também muito bom. Como vc deve saber, a gente às vezes usa a banana meio verde, às vezes usa a banana madura, o que resulta em mingaus com sabores (e rendimentos ) diferentes. Pois é, ela utiliza bananas pacovãs bem maduras, e dispensa o leite condensado. Amassa as bananas depois de cozida e acrescenta leite e água até atingir a densidade que deseja para o mingau. Elas, bem maduras, são tão doces que vale a pena experimentar, garanto. Beijim
Brigado,valeu a dica mingau de banana e muito bom,,,,,
Obrigado linda,vou fazer já já esse mingual.
Boa noite!
Estava com saudade de tomar um mingau desse! A sorte é que
tenho farinha de tapioca em casa,não gosto dessas que vendem em Recife
gostaria de saber se essa farinha de tapioca é uma que vende da marca YOKI que é granulada que parece com sagu ou é farinha mesmo que se faz tapioca (polvilho)?
Sim, é essa mesma.
NOOOoooOSSaaA usei sua receita e fiz um mingal PERFEIToooOOoo
Obrigada =D
Muito obriagado, vou tentar fazer, eu adoro esse mingau, vou fazer uma panela tamanho GG para minha família….
É uma delícia mesmo quem não provou pode provar, não irá se arrepender. Eu sou de manaus, e não é só o mingau que é gostoso não! há outras delícia tbm. Eu tbm costumo come-las fritas e depois passada no pó de canela, hum que delícia!!!!!
Nossa eu adoro esse mingau tbem
gostaria de saber qto de agua eh preciso para fazer o mingau? Ja tenho as bananas cozidas na geladeira.A agua do cozimento eu joguei fora.Marcus. – mtayah@ig.com.br
é muito bommmmmm mesmo fiz pro meu marido e pra minha filha eles adoraram eu sou de são paulo mas moro no estado do amazonas na vila do pitinga e uma mineradora mas fica proximo a manaus ja tenho 6 anos aqui e nao saio mais daqui do amazonas tudo aqui e bom inclusive as comidas
Esse mingau é maravilhoso, fiz e meu maridão gostou muito.trouxe até amigo para provar.
Obrigado por disponibilizar a receita.
Sarah- AM/MA
Eu fiz hj e adorei! Sou de Manaus mas não sabia fazer! Mas dobrei o número de bananas ficou muito bom!
ninguem gostou! eu,sim!!
Da última vez que fui à Manaus comi esse mingau, nossa é uma delícia!! nem sabia que era lá das minhas bandas, bjs
Maura
Olá Juliana, entrei no blog para aprender como fazer a receita do mingau pois quero matar a saudade do tempo em que morei em Porto Velho-Ro e comia a bessa esta delícia. Preciso fazer um trabalho para a faculdade e apresentar um produto, acho que encontrei. Obrigada pela receita.
Adoro mingal seja ele de q fo mais de banana um adoro fou tenta faser este de pois te digo como fico
Adoro mingal de qualquer especie, mas o de banana é o meu preferido, já peguei a receita e vou fazer, tomara que eu acerte…, muuitooo booom!!
Bjs
Julianaaaaaaaa,vi essa receita e fiquei com agua na bocaaa.. como estou de licença maternidade, coloquei meu marido p ir atrás p mim da banana e da farinha.. Hoje finalmente ele encontrou, acabei de fazer e estou esperando esfriar, mas já experimentei e tá maravilhosaaaaaaaaaaa…. Obrigada
Kyara – Porto Velho – RO
Liz, só de lembrar o cheiro a gente já saliva, né?
É muito bom mesmo. Tenho banana congelada e farinha de tapioca guardada no armário, pra matar a saudade de vez em quando. Delícia mesmo!
Pode explicar o processo de congelamento da banana?
oi td bem meu nome e lyz sou de manaus mais moro aqui,no rio de janeiro ha quatro anos em niteroi.. quando vi essa receita nossa mim deus saudades das comidas deliciosas..de manaus e tambem lembrei quando minha mae fazia esse mingau pra mim e pro meus irmao nossa era uma delicia ate hoje posso sentir o sabor do mingau..hummmmmmmm…esse mingau pra falar a verdade e nota 1000000000.bjssss
To aqui esperando, hein! =)
Você aí na minha terrinha e eu aqui na sua, que ironia do destino, kkk
Bjinhos e "bonapetit"
Legal Juliana,super prática, já estou acabando de fazer, quando eu for servir te mando um pouquinho tá? Sou nordestina, mas moro a 10 anos aqui em Manaus e adoramos esse mingau.Tereza cristina
Brigada, Flor! Vou testar essa receita! Adoro mingau 😉
Beijos