Como amante da comida italiana, posso dizer com confiança que a torta de macarrão é uma das receitas de massa mais deliciosas e satisfatórias que existem por aí. Só de pensar no resultado cremoso com a massa perfeitamente cozida e assada faz minha boca ficar com água. Neste post de blog, estou entusiasmado em compartilhar com vocês minha última receita de torta de macarrão, juntamente com algumas dicas e truques para aproveitar todo restinho que tiver na geladeira.
Eu tenho sérios problemas com restinhos… Não aguento ver aquele monte de potinho na geladeira, mas ao mesmo tempo não consigo jogar comida fora. Vira e mexe tenho que inventar alguma receita que agregue todos os restos disso e daquilo que vou colecionando. Algumas ficam uma verdadeira gorogoba – #amogororoba – mas outras ficam di-vi-nas e nem parece que se trata de um soborô. Esta por exemplo virou uma receita coringa que sempre vou fazer quando quiser transformar meus restinhos em uma refeição decente. E é, como sempre, simples demais! Praticamente é misturar tudo e mandar pro forno.
Dicas para massas perfeitamente cozidas
A chave para fazer uma deliciosa torta de macarrão é cozinhar o penne com perfeição. Não há nada pior do que massa cozida em excesso ou mal cozida em um prato de massa cozida. Para garantir que sua massa esteja sempre perfeitamente cozida, siga estas dicas:
- Use uma grande panela de água fervente e salgada para cozinhar sua massa. A água deve ser fortemente salgada, como a água do mar, para garantir que a massa seja temperada de dentro para fora.
- Cozinhe a massa por 1-2 minutos a menos do que as instruções da embalagem sugerem. A massa continuará cozinhando no forno, para que você não queira que seja cozida demais.
- Utilize preferencialmente uma massa de grano duro, essas tem um resultado mais aldente que da massa comum. Utilizei o penne para esse enformado de macarrão mas você pode optar por qualquer massa curta que tiver disponível.
Torta de macarrão fácil
JulianaIngredientes
- 250 g de penne ou outra massa que você tiver
- 1/2 lata de milho verde sem a água
- 4 ramos Salsinha picada
- 3 und ovos
- 1 pote de requeijão/iogurte/cx de creme de leite
- 2 xícaras (de chá) de frango cozido desfiado
- QB Sal e pimenta do reino a gosto
Instruções
- Cozinhe o penne 1 minuto menos que as instruções da embalagem para ficar aldente.
- Em uma tigela grande bata os ovos com o iogurte (ou requeijão ou caixinha de creme de leite) e tempere com sal e pimenta
- Misture o milho verde, a salsinha e o frango desfiado
- Junte o penne e incorpore o creme na massa
- Transfira para uma forma untada e enfarinhada (usei de silicone que não precisa enfarinhar, mas untei só um pouquinho)
- Leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por 15 minutos ou até que fique bem dourada
- Sirva quentinho
Perguntas mais freqüentes sobre macarrão de forno:
- Posso fazer a torta com antecedência? Sim, você pode montar a torta de massa antes do tempo e refrigerar até estar pronto para assá-la.
- Quanto tempo dura a torta de macarrão após assada na geladeira? Caso tenha sobras ou queira preparar para as marmitas da semana, deixe esfriar completamente depois de pronto e mantenha em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias.
- Posso congelar a torta de macarrão? Sim, você pode congelar sabendo que ao descongelar a massa perde a textura aldente. Ainda assim resiste bem por até 3 meses no freezer. Para descongelar é só retirar do freezer e levar para geladeira na noite anterior.
Melhores práticas para armazenamento e reaquecimento da torta
Para armazenar a torta de macarrão na geladeira, cubra-a firmemente com papel alumínio ou plástico e leve à geladeira por até 3 dias. Para reaquecer, cubra a massa com papel alumínio e asse em forno de 200˚C por 20 minutos, ou até aquecer.
Variações da torta de macarrão
Uma das melhores coisas sobre a torta de macarrão é que há infinitas variações a serem tentadas. Aqui estão alguns dos meus favoritos:
- Torta de Carne: Substitua o frango desfiado por carne moída refogada, linguiça assada ou bacon em cubos ao molho de tomate para um assado de massa saboroso.
- Torta de vegetais: Use legumes assados como abobrinha, berinjela e pimentão em vez de frango desfiado para uma deliciosa versão rica em vegetais.
- Torta de macarrão Picante: Acrescente flocos de pimenta vermelha ou jalapeños em rodelas ao molho de requeijão para uma versão apimentada.
Como servir a torta de macarrão?
Servi com uma saladinha de folhas e só. Precisa de mais o quê, né? Vai bem também uma bela taça de vinho tinto e um suco de uva para as crianças.
Transformamos assim o que tem na geladeira em algo único e saboroso.
Agora já sabe: sobrou restinho de qualquer coisa, faz torta! Já imaginou uma versão de atum, salsicha, queijo e presunto… Hummm!!!
Mais receitas saborosas e fáceis?
Mac and Cheese de forno
Chegamos ao fim! E estou feliz que você chegou até aqui 🖤.
Saiba que nosso conteúdo é testado pensando sempre na experiência dos nossos leitores.
Não fosse você, nada disso estaria acontecendo.
Nós amamos quando navegando pelas redes sociais nos deparamos com fotos das nossas receitas nas cozinhas de vocês. Aquece o coração!