Essa receita de mingau de aveia assado é um facilitador na vida de qualquer família.
Seja para ter um café da manhã prontinho para os filhos antes de sair correndo para a escola, seja para você sem filhos que trabalha, estuda e tem uma vida corrida e não tem lá tempo de sobra para preparar o café da manhã, enfim, todo mundo pode sair ganhando.
Que mãe não sonha em acordar de manhã e encontrar o café da manhã da família pronto – ou praticamente pronto? Foi por isso que amei esta receita da minha amiga Leah, que parece ser uma fonte inesgotável de receitas geniais kkkk. Você pode prepará-lo à noite, e de manhã é só colocar no forno, olha que sonho!!! É como um bolo de aveia que você humedece com leite. Ele fica ensopadinho, hummm! Uma delícia!
Outras receitas saborosas com aveia:
– Pão de aveia na airfryer
– Bolo de banana e aveia
– Panqueca de aveia
Mingau de aveia assado
PitadinhaEquipamentos
- 1 refratário
Ingredientes
- 1/2 xícara (de chá) de manteiga derretida
- 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo
- 2 und ovos batidos
- 3 xícaras (de chá) de aveia em flocos
- 2 colheres (de chá) de fermento em pó
- 1 coljer (de chá) de sal
- 1 xícara (de chá) de leite
Instruções
- Unte e enfarinhe com aveia um refratário médio
- Misture todos os ingredientes
- Transfira para o refratário
Se quiser preparar na noite anterior:
- Cubra com papel filme e coloque na geladeira à noite.
- No dia seguinte, retire o papel filme, coloque no forno ainda frio, ligue na temperatura de 180 graus e asse por aproximadamente 35-40 minutos –
- quando estiver firme no centro, está pronto.
- Sirva quentinho regado com leite
Se quiser comer na hora:
- Assim que transferiu para o refratário leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 a 30 minutos
Deixe seu mingau de aveia assado ainda mais nutritivo
Essa receita de mingau assado é uma receita básica. Por sí só já é um café da manhã mais saudável que por exemplo minha xícara de café preto de todas as manhãs. Ainda assim dá para deixar as coisas ainda melhores com simples adições:
- Castanhas. Adicione algumas castanhas quando estiver misturando os ingredientes. Nozes quebradas grosseiramente, amêndoas ou castanha de caju picadas na faca em pedaços grandes sem dúvida além de aumentar o valor nutricional dará um sabor único.
- Sementes. Semente de linhaça, de girassol, de abóbora. Eu acho essas sementas tão básicas e saborosas e gosto de adicionar em assados sempre que possível já que não consumo tanto no dia a dia.
- Frutas secas. Cramberry, blueberry, passas, tudo isso deixará sua aveia assada ainda mais saborosa.
- Especiarias. Ahhh agora é hora de falar sobre temperar ao seu gosto. Eu amo adicionar uma generosa pitada de canela em pó, mas você pode também adicionar noz moscada, cravo, cardamomo, a especiaria que melhor te agradar.
Tornando o mingau de aveia assada vegano.
Sim, é super possível.
Substitua o leite por qualquer leite vegetal a sua escolha, certifique somente se não é adoçado. Eu adoro o leite vegetal de pará + caju da tal da castanha. Na minha opinião é o melhor para substituir leite em receitas.
Substitua também a manteiga por óleo de coco na mesma proporção.
Substitua o ovo pelo gel de linhaça. Anote essa dica, para cada ovo em receitas de assado você pode substituir por 1 colher (de sopa) de linhaça triturada hodratada por 2,5 colheres (de sopa) de água. Faça o mesmo nessa receita.
Já te ensinei triturar e preparar a farinha de linhaça nessa receita de biscoito de grão de bico. Se você foi esperto e preparou um pouquinho a mais é só hidratar essa farinha na proporção sugerida acima.
Dicas para Armazenar e Reaquecer
Como Conservar : Depois que o mingau de aveia já assado esfriar, você pode armazenr coberto com plástico filme ou em um recipiente hermético na geladeira por até 1 semana.
Como reaquecer : Reaqueça no microondas ou em um forno de 180˚C por cerca de 10 minutos. Eu gosto de adicionar um pouco de leite ao aquecer para deixar a aveia mais cremosa.
Como Congelar : Para congelar, certifique-se de que a aveia assada esteja completamente fria. Cubra com plástico filme e congele por até 3 meses. Eu gosto de cortar a aveia em porções individuais, envolvê-las em filme plástico e guardar em um saco próprio para congelamento. Isso facilita o descongelamento e o reaquecimento. Você pode descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente.