Mingau de aveia assado

Compartilhe:
mingau de aveia assada

Sumário

mingau de aveia assada

Essa receita de mingau de aveia assado é um facilitador na vida de qualquer família.

Seja para ter um café da manhã prontinho para os filhos antes de sair correndo para a escola, seja para você sem filhos que trabalha, estuda e tem uma vida corrida e não tem lá tempo de sobra para preparar o café da manhã, enfim, todo mundo pode sair ganhando.

Que mãe não sonha em acordar de manhã e encontrar o café da manhã da família pronto – ou praticamente pronto? Foi por isso que amei esta receita da minha amiga Leah, que parece ser uma fonte inesgotável de receitas geniais kkkk. Você pode prepará-lo à noite, e de manhã é só colocar no forno, olha que sonho!!! É como um bolo de aveia que você humedece com leite. Ele fica ensopadinho, hummm! Uma delícia!

Outras receitas saborosas com aveia:

Pão de aveia na airfryer
Bolo de banana e aveia
Panqueca de aveia
mingau de aveia assada

Mingau de aveia assado

Pitadinha
Mingau de aveia assado é uma receita completa para o café da manhã que pode ser pré preparada na noite anterior.
Preparo 5 minutes
Cozimento 30 minutes
Tempo Total 35 minutes
Tipo Café da manhã
Cozinha Americana
Porções 12 pedaços

Equipamentos

  • 1 refratário

Ingredientes
  

  • 1/2 xícara (de chá) de manteiga derretida
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo
  • 2 und ovos batidos
  • 3 xícaras (de chá) de aveia em flocos
  • 2 colheres (de chá) de fermento em pó
  • 1 coljer (de chá) de sal
  • 1 xícara (de chá) de leite

Instruções
 

  • Unte e enfarinhe com aveia um refratário médio
  • Misture todos os ingredientes
  • Transfira para o refratário

Se quiser preparar na noite anterior:

  • Cubra com papel filme e coloque na geladeira à noite.
  • No dia seguinte, retire o papel filme, coloque no forno ainda frio, ligue na temperatura de 180 graus e asse por aproximadamente 35-40 minutos –
  • quando estiver firme no centro, está pronto.
  • Sirva quentinho regado com leite

Se quiser comer na hora:

  • Assim que transferiu para o refratário leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 a 30 minutos
Keyword aveia assada, aveia matinal, backed meal, bolo de aveia, overnight
Salvar Receita

Deixe seu mingau de aveia assado ainda mais nutritivo

Essa receita de mingau assado é uma receita básica. Por sí só já é um café da manhã mais saudável que por exemplo minha xícara de café preto de todas as manhãs. Ainda assim dá para deixar as coisas ainda melhores com simples adições:

  • Castanhas. Adicione algumas castanhas quando estiver misturando os ingredientes. Nozes quebradas grosseiramente, amêndoas ou castanha de caju picadas na faca em pedaços grandes sem dúvida além de aumentar o valor nutricional dará um sabor único.
  • Sementes. Semente de linhaça, de girassol, de abóbora. Eu acho essas sementas tão básicas e saborosas e gosto de adicionar em assados sempre que possível já que não consumo tanto no dia a dia.
  • Frutas secas. Cramberry, blueberry, passas, tudo isso deixará sua aveia assada ainda mais saborosa.
  • Especiarias. Ahhh agora é hora de falar sobre temperar ao seu gosto. Eu amo adicionar uma generosa pitada de canela em pó, mas você pode também adicionar noz moscada, cravo, cardamomo, a especiaria que melhor te agradar.

Tornando o mingau de aveia assada vegano.

Sim, é super possível.

Substitua o leite por qualquer leite vegetal a sua escolha, certifique somente se não é adoçado. Eu adoro o leite vegetal de pará + caju da tal da castanha. Na minha opinião é o melhor para substituir leite em receitas.

Substitua também a manteiga por óleo de coco na mesma proporção.

Substitua o ovo pelo gel de linhaça. Anote essa dica, para cada ovo em receitas de assado você pode substituir por 1 colher (de sopa) de linhaça triturada hodratada por 2,5 colheres (de sopa) de água. Faça o mesmo nessa receita.

Já te ensinei triturar e preparar a farinha de linhaça nessa receita de biscoito de grão de bico. Se você foi esperto e preparou um pouquinho a mais é só hidratar essa farinha na proporção sugerida acima.

mingau de aveia assada

Dicas para Armazenar e Reaquecer

Como Conservar : Depois que o mingau de aveia já assado esfriar, você pode armazenr coberto com plástico filme ou em um recipiente hermético na geladeira por até 1 semana.

Como reaquecer : Reaqueça no microondas ou em um forno de 180˚C por cerca de 10 minutos. Eu gosto de adicionar um pouco de leite ao aquecer para deixar a aveia mais cremosa.

Como Congelar : Para congelar, certifique-se de que a aveia assada esteja completamente fria. Cubra com plástico filme e congele por até 3 meses. Eu gosto de cortar a aveia em porções individuais, envolvê-las em filme plástico e guardar em um saco próprio para congelamento. Isso facilita o descongelamento e o reaquecimento. Você pode descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente.

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais