Cebola roxa caramelizada

Compartilhe:
cebola roxa caramelizada

Sumário

como fazer cebola roxa carfamelizada para hamburgueres

Cebola roxa caramelizada é uma das coisas mais versáteis que tem no mundo das receitas.

Sabe aquele ingrediente que a gente deveria sempre ter na geladeira pra salvar qualquer situação? A cebola caramelizada é tipo isso. Ela tem um poder gourmetizador incrível hahahaha, e o que é melhor: é extremamente deliciosa. Com hambúrguer, no cachorro quente, sobre uma polenta cremosinha, acompanhando uma costela de porco, até num pãozinho francês com queijo, ela faz tudo ficar melhor, é incrível! Dia desses peguei uma promoção de cebola e aproveitei pra fazer. Olha que delícia:

cebola roxa caramelizada caseira
cebola roxa caramelizada doce

Cebola roxa caramelizada

Ariana Pazzini
Cebola roxa caramelizada deliciosa para recheios, compor pratos com carnes assadas, sanduiches
Preparo 10 minutes
Cozimento 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Tipo Acompanhamento, caseiro
Cozinha Americana
Porções 1 pote pequeno

Equipamentos

  • 1 processador ou fatiador

Ingredientes
  

  • 1/2 kg de cebola roxa pode ser branca
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite
  • 4 colheres (de sopa) de açúcar pode ser cristal, demerara, mascavo…
  • QB Sal e pimenta a gosto

Instruções
 

  • Corte as cebolas em fatias finas ou rale no ralo grosso (como eu tenho processador, fiz no fatiador e foi rapidíssimo)
    1/2 kg de cebola roxa
  • Aqueça uma panela de fundo grosso com o azeite
    1/2 xícara (de chá) de azeite
  • Baixe o fogo e disponha as cebolas e tampe a panela
  • De vez em quando mexa um pouco para que não queime e tampe novamente
  • Quando elas estiverem bem murchas e começando a ficar moreninhas, mexa sem parar até que fiquem douradas por igual
  • Acrescente o açúcar, o sal e a pimenta e mexa mais um pouco até caramelizar (estar bem marronzinha e grudentinha)
    4 colheres (de sopa) de açúcar, QB Sal e pimenta a gosto
  • Armazene num pote de vidro e mantenha na geladeira

Notas

Se preferir pode fazer com a cebola branca ou amarela, a diferença é que o resultado final ficará um pouco mais claro.
O açúcar mascavo é sempre o meu escolhido para a cebola caramelizada pois a cor fica bem viva, independente do açúcar utilizado e principalmente se você estiver utilizando o açúcar cristal que é mais granulado, verifique e só desligue o fogo quando estiver completamente derretido.
Keyword cebola caramelizada, cebola doce, cebola em conserva, cebola roxa caramelizada
Salvar Receita
como fazer cebola roxa caramelizada em casa

Armazenando a cebola caramelizada paqra depois:

Como disse lá no começo, eu adoro ter cebola roxa caramelizada na geladeira para compor pratos. Seja para finalizar uma massa ou compor um sanduiche ela sempre brilha.

Para isso é importante tomar alguns cuidados no armazenamento.

  1. Escolha do recipiente: Opte por frascos de vidro limpos e esterilizados para armazenar sua cebola roxa caramelizada. Certifique-se de que os frascos tenham tampas herméticas para ajudar a manter a frescura.
  2. Esterilização dos frascos: Existem algumas maneiras de esterilizar frascos de vidro. Uma opção é lavar os frascos e as tampas com água quente e sabão e depois enxaguá-los bem. Em seguida, você pode esterilizá-los fervendo-os em uma panela grande de água por cerca de 10 minutos. Certifique-se de que os frascos estejam completamente submersos durante todo o processo de fervura. Depois disse retire da panela de agua quente com bastante cuidado para não se queimar, deixe secar totalmente e está pronto para usar.
  3. Evite contaminação: Certifique-se de que os frascos estejam completamente secos antes de adicionar a cebola caramelizada. Use utensílios limpos e secos para transferir a cebola para os frascos, evitando assim a contaminação.
  4. Camada de azeite: Uma dica adicional para ajudar a preservar a cebola roxa caramelizada é adicionar uma fina camada de azeite na parte superior da cebola no frasco. Isso pode ajudar a selar a umidade e a proteger a cebola da oxidar.
  5. Armazenamento na geladeira: Depois de encher os frascos com a cebola roxa caramelizada, feche-os bem e armazene na geladeira. Certifique-se de etiquetar os frascos com a data de preparo para que você saiba por quanto tempo eles estão na geladeira.

Com esses cuidados você terá cebola caramelizada na geladeira para toda a semana.

Ideias de pratos que brilharão com a cebola roxa caramelizada

como fazer cebola roxa cramelizada

Versátil e multi-uso, essa receita pode dar um toque em vários pratos simples do dia a dia, aqui alguns que costumo fazer por aqui:

  1. Sanduíches e hambúrgueres: Adicione a cebola caramelizada sobre o queijo de sanduíches e hambúrgueres caseiros. Ela pode adicionar uma doçura e profundidade de sabor que combina muito bem com queijo derretido, carnes grelhadas ou vegetais.
  2. Saladas: Misture a cebola caramelizada em saladas verdes ou de grãos para adicionar um sabor extra docinha. Ela pode ser um complemento delicioso para saladas com queijos suaves, nozes ou frutas frescas.
  3. Omeletes e fritatas: Adicione a cebola caramelizada como recheio para omeletes ou fritatas. Ela traz o sabor doce que combina tão bem com ovos.
  4. Aperitivos: Use a cebola caramelizada como um acompanhamento para tábuas de queijos e frios. Ela pode ser servida junto com queijos macios, patês e pães crocantes para criar uma combinação de sabores irresistível. Não esqueça as torradinhas!
  5. Tartes e quiches: Use a cebola caramelizada como recheio para tartes ou quiches. Ela adiciona um sabor rico e caramelizado que contrasta bem com a massa crocante.

Mas isso é só o começo, vai bem até com o filézinho de frango do dia a dia, recheios de esfihas, arroz temperado, o céu é o limite e até quem não ama cebola vai gostar.

Essa é a minha receita base de cebola roxa caramelizada, pense em como ajustar ao seu gosto, talvez goste de tomilho ou uma pitadinha de especiarias, personalize ao seu gosto, assim terá uma receita única que vai de encontro ao seu gosto pessoal.

Salve essa receita no pinterest:

Esse post foi atualizado com fotos, novas instruções da receita e dicas no dia 11/03/2024

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais