Pão de leite – sem glúten

Compartilhe:
Pão de leite sem glúten

Sumário

Pão de leite sem glúten

Como blogueira antiga, já vi muitas pessoas me procurarem com diferentes restrições dietéticas. Uma das mais comuns é a intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Algumas pessoas com doença celíaca ou sensibilidade não celíaca ao glúten não podem tolerar o glúten e precisam evitá-lo. Neste artigo, vou explicar o que é glúten e por que algumas pessoas o evitam. Também vou responder à pergunta: “O amido de milho é livre de glúten?” e compartilhar dicas para fazer o pão perfeito sem glúten.

O que é Glúten e por que algumas pessoas o evitam?

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Ele dá ao pão sua textura mastigável e o ajuda a crescer. Entretanto, algumas pessoas não podem tolerar o glúten devido à doença celíaca ou à sensibilidade não celíaca ao glúten. A doença celíaca é um distúrbio auto-imune que afeta cerca de 1% da população. Quando alguém com a doença celíaca come glúten, seu sistema imunológico ataca seu intestino delgado, danificando o revestimento e impedindo a absorção de nutrientes. A sensibilidade ao glúten não-celíaco é uma condição em que as pessoas apresentam sintomas digestivos após comer glúten, mas não têm doença celíaca.

O amido de milho é livre de glúten?

A resposta curta é sim, o amido de milho é livre de glúten. O amido de milho é feito de milho, que é um grão sem glúten. Entretanto, é importante ter certeza de que o amido de milho que você está usando não está contaminado com glúten. Algumas marcas podem processar seu amido de milho em instalações que também processam trigo, cevada ou centeio. Para ser seguro, procure o amido de milho rotulado como livre de glúten ou certificado por uma organização de certificação livre de glúten.

Os desafios de fazer pão de leite sem glúten

Fazer pão sem glúten é muito diferente de fazer pão normal. As farinhas sem glúten não têm a mesma elasticidade e estrutura da farinha de trigo, o que torna mais difícil para o pão se levantar e manter sua forma. O pão sem glúten também tende a ser mais denso e seco do que o pão comum. Um dos maiores desafios de fazer um pão sem glúten é encontrar a combinação certa de farinhas e ingredientes para imitar a textura e o sabor do pão de trigo. Essa receita de pão de leite sem glúten para mim é uma das combinações mais simples de fazer.

Pão de leite sem glúten

Este pão é uma delícia e também uma opção barata pra quem quer um pão de leite mas precisa consumir pão sem glúten – já andei vendo alguns preços de pão sem glúten absurdos por aí! Ele é bem conhecido de quem faz a dieta Dukan, só que feito com leite desnatado. O meu eu faço com leite integral mesmo, mas isso é a gosto do cliente. Fofinho, dá pra comer por vários dias!

Pão de leite sem glúten

Pão de leite – sem glúten

Pitadinha
Pão de leite feito com leite em pó sem farinha de trigo
Preparo 15 minutes
Cozimento 40 minutes
Tempo Total 55 minutes
Tipo Café da manhã, caseiro
Cozinha brasileira
Porções 1 pão pequeno

Ingredientes
  

  • 4 und ovos
  • 1 xícara (de chá) de leite em pó
  • 3 colheres (de sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó de bolo

Instruções
 

  • Misture em uma tigela o leite em pó, o amido de milho e o sal
    1 xícara (de chá) de leite em pó, 3 colheres (de sopa) de amido de milho, 1 pitada de sal
  • Bata as claras em neve
    4 und ovos
  • Acrescente as gemas e bata até misturar
    4 und ovos
  • Incorpore um terço da mistura de ovos aos sólidos
  • Adicione o resto da mistura de ovos e misture com cuidado
  • Acrescente o fermento por último à massa e transfira para uma fôrma untada e polvilhada com leite em pó (usei fôrma de bolo inglês de silicone, que nem precisa)
    1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • Leve para assar em forno preaquecido a 180˚C até passar no teste do palito (aqui em casa foram uns 40 minutos)
Keyword pão de leite, pão de leite em pó, pão sem farinha
Salvar Receita

Dicas para fazer o Pão de leite sem glúten perfeito

  1. Usar uma receita especificamente projetada para pão sem glúten: As receitas de pão sem glúten são diferentes das receitas de pão normais, por isso é importante usar uma receita especificamente projetada para pão sem glúten.
  2. Meça seus ingredientes cuidadosamente: A panificação sem glúten é uma ciência, e medidas precisas são cruciais para o sucesso. Use xícaras e colheres medidoras para medir seus ingredientes.
  3. Pré-aqueça seu forno: Pré-aquecer seu forno antes de assar seu pão pode ajudar a garantir que ele cozinhe uniformemente e se eleve corretamente.
  4. Deixe o pão esfriar antes de fatiar: O pão sem glúten pode ser friável quando está quente, por isso é importante deixá-lo esfriar completamente antes de fatiar.
Pão de leite sem glúten

Se quiser fazer uma gracinha em cima, jogar um gergelinzinho, está permitido. E por favor, não deixe de experimentar uma fatia recém desenformado com uma xícara de café do lado. Duvido que sua semana não comece com o pé direito =)

Agora que já conheceu nossa receita fácil de pão de leite sem glúten, que tal conhecer mais receitas como essa?

massa de torta sem gluten - massa de torta de grão de bico
cookies sem glúten saudáveis
panqueca sem glúten de coco e morangos

Você está à caça de uma receita deliciosa sem glúten? Não procure mais que nosso site, além das receitas citadas acima tem uma seleção fantástica de receitas sem glúten para você. Digite na busca a palavra glúten que você irá encontrar muitas referências. E se você tiver alguma dica para criar o pão sem glúten perfeito, nós adoraríamos ouvi-las! Compartilhe seus segredos nos comentários abaixo e vamos começar a assar. Estamos entusiasmados em embarcar nesta aventura de fazer pães sem glúten com você!

Veja isto aqui também!

Aprenda preparar em casa um creme de chocolate alternativa ao chandelle danete caseiro

Danete caseiro

Preparar danete caseiro além de muito fácil é muito mais barato. Poucos e simples ingredientes são necessários para preparar esse

Leia mais