Tempero caseiro de alho e cebola

Como fazer tempero caseiro de alho e cebola para refogados

Sumário

Como fazer tempero caseiro de alho e cebola para refogados

Ter um pote de tempero caseiro de alho e cebola na geladeira facilita muito o dia-a-dia.

Como utilizar o tempero de alho e cebola caseiro

Se para todo o refogado você precisar descascar alho e cebola, lá se vão pelo menos 5 minutos dependendo da sua agilidade na cozinha.

Sem contar que é um tempero tão simples que combina com várias preparações:

Em qualquer refogado, para cada 1 dente de alho que você utilizaria, substitua por 1 colher (de sobremesa) desse tempero refoga caseira.

  • Para refogar arroz – Eu adoro esse refogado prático para o arroz. Uma colher (de sobremesa) de tempero caseiro refoga uma xícara de arroz cru e dá um sabor maravilhoso.
  • No feijão descongelado – Não costumo congelar o feijão já temperado. Para dar um sabor de feijão caseiro fresquinho, refogue 1 colher (de sopa) desse tempero caseiro antes de adicionar o feijão para aquecer na panela.
  • Para temperar carnes – especialmente carne de porco, utilizo esse tempero caseiro e limão. Combina muito bem! Você pode deixar na geladeira a carne de porco com esse tempero e 1 xícara de vinho branco por exemplo. A carne vai marinando com o tempo e o sabor é incrível.
  • Legumes ficam perfeitos quando refogados com esse tempero de alho e cebola.

Formas de armazenar seu tempero caseiro:

NA GELADEIRA: Na geladeira ele estará fresco para usar em até 1 mês. Coloque em um pote hermético bem fechado por até 1 mês. Para não oxidar deixe com uma camada de azeite sobre o tempero, sempre que for baixando a camada acrescente um pouco mais.

NO FREEZER: Outra forma de prolongar o tempo de vida do seu tempero caseiro é congelando. Coloque porções em uma forminha de gelo. Os cubinhos devem congelar em até 4 horas. Depois de congelado transfira para um saco zip lock. Assim foca fácil você utilizar porções individuais sem precisar descongelar todo o seu tempero. Dessa forma o tempero tem validade de 120 dias.

Como descascar o alho facilmente

Sim, descascar alho em lote pode ser muito chato se você não utilizar a tecnica correta. Tenho dois facilitadores que me ajudam muito nessa missão:

  • Microondas: Coloque as cabeças de alho no microondas e aqueça por 20 segundos. Ao sair do microondas o alho quente é só puxar a casquinha pela pontinha que ele sairá facilmente.
  • Água: Deixar os dentes de alho de molho em água tem o mesmo efeito. Um pouco mais de tempo, deixe por no mínimo 2 horas de molho e a casquinha sairá também com facilidade ao puxar.

Como fazer tempero caseiro de alho e cebola para refogados

Tempero caseiro de alho e cebola

Pitadinha
Tempero caseiro multi uso, perfeito para temperar ou refogar
Preparo 5 minutes
Cozimento 1 minute
Tempo Total 6 minutes
Tipo caseiro
Cozinha brasileira
Porções 1 potinho pequeno

Ingredientes
  

  • 2 und cebolas descascadas
  • 2 cabeças de alho descascadas
  • 1/4 de xícara (de chá) de azeite
  • 1 colher (de sopa) de sal

Instruções
 

  • Bata tudo no liquidificador até virar uma pastinha
    2 und cebolas descascadas, 2 cabeças de alho descascadas, 1/4 de xícara (de chá) de azeite, 1 colher (de sopa) de sal
  • Guarde em um vidro bem fechadinho
  • Use sem moderação (dura um mês na geladeira)

Vídeo

Keyword refoga facil, tempero caseiro, tempero de agua, tempero de geladeira, tempero multi uso, tempero pronto

 Ó a textura fica assim:

Como fazer tempero caseiro de alho e cebola para refogados

Mamães que correm o dia todo: tem coisa melhor?

Se gosta de temperos, certamente irá adorar essa versão de tempero em pó para frango totalmente natural. Um substituto queridinho na nossa cozinha para os temperos industrializados.

Compartilhe:

13 respostas

  1. Uma moça que vende, disse que ela faz com água. Bem pouquinho. O suficiente p bater msm. Só q não põe cebola, pois diz q faz espirrar (concordo). Diz q nao fica escurecido. Poe pouco sal tbm. Tipo uma colher de sopa.
    E faz um com condimentos p carnes e refogados.

  2. O tempero fica verde mas os alimentos não. Ou seja tanto o sabor como a aparência dos alimentos não alteram em nada. Muito bom eu adoro temperos caseiros já que não uso mais os típicos industrializados sazon, caldos,etc já que fazem um mal enorme a saude.

  3. Fiz e facilita demais a vida, mas fica tudo verde no dia seguinte e, apesar do gosto continuar o mesmo, visualmente não fica muito legal.

  4. Fiz essa semana com 3 cebolas, uma cabeça de alho e 10-12 pimentas-biquinho. Pensa num negocio bom ??? Refogo tudo hahahahaha é facilidade demais !

  5. Eu faço com 1kg de alho e 1 cebola grande, 2 colheres de sal, coloco em potinhos de requeijão e coloco no freezer, dura bastante tempo

  6. Eu faço com 1kg de alho e 1 cebola grande, 2 colheres de sal, coloco em potinhos de requeijão e coloco no freezer, dura bastante tempo

    1. Oi Barbara!

      Achei interessante sua receita,mas não fica congelado… ,ao usar espirra no óleo quente?Desde já obrigada!

    1. Maria Luisa nunca coloco sal nos que eu faço porque o sal costuma realçar muito por ficar no tempero por muito tempo, deixando a receita imprevisível, mas todos esses temperos podem ser feitos sem adição de sal, os ingredientes mantém a durabilidade mesmo assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!