Arroz de forno de frango e catupiry, aquela receita que alimenta uma turma inteira e facilita muito a escolha de cardápio. Para um jantar com amigos ou então paqra o almoço de domingo, essa receita se dá muito bem, é uma receita que não precisa de acompanhamento e tudo em 1, prato principal e acompanhamento no mesmo lugar.
Arroz de forno de frango com catupiry
PitadinhaEquipamentos
- 1 refratário grande
Ingredientes
- 1 peito de frango cozido em água e sal e desfiado
- 1 und de cebola picada
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 und de tomate
- Orégano a gosto
- 1 und de Pimentão vermelho ou amarelo picadinho
- 3 colheres (de sopa) de extrato de tomate
- 1 bisnaga de queijo catupiry ou outro requeijão cremoso desse tipo
- 3 xícaras (de chá) de arroz cru
- QB Sal e pimenta a gosto
- 6 xícaras (de chá) de água para cozinhar o arroz
Instruções
- Cozinhe as 3 xícaras de arroz com as 6 xícaras de água ou como de costume e reserve3 xícaras (de chá) de arroz cru, 6 xícaras (de chá) de água, QB Sal e pimenta a gosto
- Refogue a cebola, o tomate, os pimentões e depois acrescente o frango, milho, orégano e extrato de tomate1 peito de frango, 1 und de cebola, 1 lata de milho verde, 1 und de tomate, Orégano a gosto, 1 und de Pimentão vermelho ou amarelo picadinho, 3 colheres (de sopa) de extrato de tomate
- Acerte os temperos e reserveQB Sal e pimenta a gosto
- Comece a montagem: espalhe um pouco de catupiry no fundo do refratário1 bisnaga de queijo catupiry
- Cubra com metade do arroz cozido
- Espalhe metade do refogado de frango
- Faça uma camada de catupiry
- Repita a camada de arroz e cubra com o restante do frango
- Decore com o catupiry restante e leve ao forno por cerca de 30 minutos antes de servir
Notas
Preparando com antecedência o arroz de forno:
Se quiser preparar essa receita com antecedência, faça como eu faço sempre quando preparo esse arroz de forno para receber amigos em casa:
Siga a receita por completo, cubra com plástico filme e leve para a geladeira até a hora de servir. Deixe para colocar no forno e finalizar derretendo o catupiry somente na hora de servir. Assim você ganha muito tempo livre em dias de festas por exemplo, preparando esse arroz de forno no dia anterior por exemplo.
Esta foto foi antes de ir ao forno pois eu ia levar este prato para outro lugar onde seria servido, mas depois de ir ao forno o catupiry dá uma derretida e o arroz fica todo cremosinho, hummmm!
Aproveitando o arroz de ontem:
Quer ainda mais praticidade? Sabe o arroz de ontem que está na geladeira? Você consegue reaproveita-lo facilmente nessa receita. Pule a parte um das instruções e substitua por arroz pronto, utilize no mínimo 6 xícaras de arroz pronto para essa receita, o restante continue normal.
Esse arroz de forno com frango e catupiry é ótima para reformar o arroz de ontem e dar uma reformada nas sobras.
Outras receitas que reformam o arroz:
Desfiando o frango para a receita:
Bem, essa dica está por todo lado, antes de conhece-la eu desfiava o frango com o garfo, pegava uma parte do peito, segurava com um grafo e com o outro “raspava” o frango no sentido da fibra, até terminar todo o frango cozido.
Não me lembro ao certo onde, só me lembro de ter visto essa dica em muitos lugares diferentes:
- Ao terminar de cozinhar o frango, retire a pressão e escorra a agua do cozimento ( na maioria das vezes eu guardo essa agua para preparar caldos, descarte caso não utilize)
- Depois de escorrer toda a água, feche novamente a panela de pressão, sacuda a panela por uns 30 segundos vigorosamente.
- Depois disso, abra a panela, verifique se está bem desfiado, caso contrário, feche novamente e sacuda um pouco mais.
Simples assim, terá o frango desfiado para seguir a receita. Costumo cozinhar vários peitos de frango na panela de pressão com água e sal, depois aplico esse metodo para desfiar e congelo em pacotes de 500g. Assim tenho sempre carne de frango cozida e desfiada para casos assim, reformar um arroz, preparar uma torta ou utilizar como recheio.