Requeijão caseiro

Como fazer requeijão caseiro

Sumário

Numa olhada rápida no google vi que tem mil versões de requeijão caseiro, até mais saudáveis e fiéis ao queijo do que essa.

Mas eu queria fazer requeijão, e vi uma receita no programa de culinária da tarde com ingredientes que eu tinha em casa, então ninguém ia me impedir de fazer requeijão naquele dia.

Como fazer requeijão caseiro
Como fazer requeijão caseiro

Requeijão caseiro fácil

Pitadinha
Essa receita de requeijão caseiro de poucos ingredientes rende muito e é perfeita para usar em receitas, comer com pão quentinho ou rechear sanduíches
Preparo 5 minutes
Cozimento 15 minutes
Tipo caseiro
Cozinha brasileira
Porções 4 copos de requeijão

Equipamentos

  • 1 liquidificador
  • 1 panela grande
  • 1 fouet

Ingredientes
  

  • 1 L de leite
  • 7 colheres (de sopa) de amido de milho
  • Sal à gosto
  • 1 caixa de creme de leite
  • 100 gr de parmesão ralado

Instruções
 

  • Dilua o amido em um copo de leite
  • Leve o leite, amido diluído e o sal numa panela ao fogo baixo, mexendo até virar um mingau grosso, espere esfriar
  • Bata no liquidificador por 5 minutos
  • Acrescente o creme de leite e o parmesão ralado, bata por mais 10 minutos
  • Leve para gelar para adquirir consistência
Keyword como fazer requeijao caseiro, requeijao caseiro economico, requeijao caseiro rapido

Posso congelar o requiejão feito em casa?

Essa receita de requeijão rende muito. Tanto que por mais que você seja apaixonado por requeijão pode não conseguir consumir todo em 15 dias, que é a validade do nosso requeijão na geladeira. No entanto você pode congelar e descongelar ele sem nenhum prejuízo.

Congele em potes herméticos de preferencia para evitar formar cristais de gelo. Lembrando que mesmo cremoso ele expande ao ser congelado como qualquer outro líquido, então deixe sempre um espaço de segurança em seu pote vazio.

Para descongelar é só levar para a geladeira no dia anterior sem nenhum prejuízo. O requeijão caseiro irá descongelar ali.

Caso perceba que o requeijão engrossou mais do que deveria, leve de volta para o liquidificador e bata, adicione uma ou duas colheres de creme de leite enquanto bate. A consistência voltará.

Dicas para conservar o requeijão caseiro na geladeira por até 15 dias.

Para conservar o requeijão feito em casa, é importante seguir algumas dicas simples para garantir a sua qualidade e segurança alimentar. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Armazene na geladeira: O requeijão deve ser armazenado na geladeira em um recipiente de vidro ou plástico hermeticamente fechado para evitar a contaminação por bactérias e fungos.
  2. Consuma em até 15 dias: O requeijão caseiro não contém conservantes, portanto, deve ser consumido em até 15 dias após o preparo.
  3. Evite deixar fora da geladeira: O requeijão feito em casa deve ser mantido refrigerado, portanto, evite deixá-lo fora da geladeira por períodos prolongados de tempo.
  4. Use colheres limpas: Ao retirar o requeijão do recipiente, use colheres limpas para evitar a contaminação por bactérias e outros micro-organismos.

Seguindo essas dicas, o seu requeijão ficará delicioso e seguro para consumo.

Idéias de patês para fazer com o requeijão caseiro:

Com o requeijão caseiro, você pode preparar diversos patês deliciosos e saudáveis para servir como aperitivo, lanche ou acompanhamento de saladas e sanduíches. Aqui vão algumas ideias:

  1. Patê de azeitonas: Bata no liquidificador 1 xícara de azeitonas verdes sem caroço, 1/2 xícara de requeijão caseiro, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com torradas ou pão integral.
  2. Patê de ervas: Bata no liquidificador 1 xícara de requeijão caseiro, 1/2 xícara de salsinha, 1/2 xícara de cebolinha, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com biscoitos integrais ou legumes crus picados.
  3. Patê de cenoura: Cozinhe 2 cenouras em água e sal até ficarem macias. Bata no liquidificador as cenouras cozidas, 1/2 xícara de requeijão caseiro, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com pão sírio ou torradas.
  4. Patê de atum: Misture em uma tigela 1 lata de atum escorrido, 1/2 xícara de requeijão caseiro, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com biscoitos integrais ou pão de forma integral.
  5. Patê de abacate: Bata no liquidificador a polpa de 1 abacate maduro, 1/2 xícara de requeijão caseiro, 1 dente de alho, suco de 1/2 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com torradas ou pão integral.

Essas são apenas algumas ideias de patês que você pode preparar com o requeijão caseiro. Use a sua criatividade e experimente diferentes combinações de ingredientes para criar patês deliciosos e saudáveis.

Para acompanhar seus patês:

Prepare um lote de torradas. Não que seja a única forma de utilizar seu requeijão, você pode incluir ele em recheios, passar no pão ou engrossar molhos saborosos. Porém o par perfeito para mim são as torradas de bolo.

Outras receitas gostosas para utilizar seu requeijão feito em casa

O requeijão caseiro é um ingrediente versátil que pode ser utilizado de diversas formas. Aqui vão algumas ideias:

  1. Recheio de tortas e salgados: Adicione o requeijão caseiro como recheio em tortas salgadas, empadas, coxinhas e outros salgados assados.
  2. Cobertura de pizzas: Substitua o queijo tradicional por uma camada de requeijão cremoso na cobertura da pizza. Fica delicioso!
  3. Molho para massas: Adicione o requeijão em molhos para massas, como o molho branco, para dar um sabor cremoso e delicioso.
  4. Acompanhamento para legumes: Sirva o requeijão caseiro como acompanhamento para legumes cozidos ou assados, como brócolis, couve-flor e batata-doce.
  5. Creme para sopas: Adicione o requeijão em sopas para dar um sabor cremoso e aveludado.
  6. Sobremesas: Use o requeijão caseiro em sobremesas, como cheesecakes e mousses, para dar uma textura suave e cremosa.

Essas são apenas algumas ideias de como utilizar essa receita caseira. Use a sua criatividade e experimente diferentes formas de utilizar esse ingrediente delicioso e versátil.

Aqui no blog temos muitas boas idéias para utilizar o requeijão.

Se alguém tiver receitas mais saudáveis pra me passar, eu agradeço muito, vi umas com ricota e tal… Vamos aprimorando né, minha gente.

Compartilhe:

23 respostas

  1. fiz com 1 bolinha de ricota e 1 lata de creme de leite, adicionando 1 colherinha de sal. bate bem no liquidificador até ficar cremoso. tá tão bom que não consigo parar de comer.

  2. O meu ficou super molenga também, nem a geladeira deu jeito. Vou testar bater só um pouquinho no liquidificador pra ver se dá certo. Beijos!

  3. quanto tempo tem que deixar na geladeira? porque o meu ficou bem mole, depois que eu bati no liquidificador!
    espero resposta, obrigada! 🙂

  4. Isa, acho que não dá pra congelar não… É que aqui a gente consome muito mesmo, então o ideal pra você é na próxima vez fazer meia receita, que tal?

    Gláucia, seja bem vinda!

  5. Adorei a receita e o blog acompanho diariamente e tbm adoro! Mas fiquei imaginando q 1l de leite deve render mto requeijão… quanto tempo ele dura na geladeira?

  6. Fiz hoje e já coloquei na geladeira.
    Só uma perguntinha: Pode congelar??????????
    Galera a consistência dele é maravilhosa, bom o sabor eu digo amanhã…

  7. Olá, gostei muito do seu site, também adoro trocar receitas. Me formei recentemente em gastronomia e tenho uma receitinha de requeijão maravilhosa, que aprendi na faculdade:

    Ingredientes:
    – 100 g de manteiga
    – 1 litro de leite integral
    – 60 ml de vinagre de vinho branco
    – sal a gosto

    Preparo:
    Ferva o leite e reserve 100 ml do leite fervido.
    Adicione o vinagre aos 900 ml de leite fervido para talhar.
    Deixe amornar, coe e descarte o soro (você pode botar um perfex forrando a peneira para retirar todo o soro).
    Coloque esta massa no liquidificador com a manteiga e um pouco de sal.
    Bata e acrescente os 100 ml de leite ainda quente aos poucos, até obter uma consistência cremosa. Observar se é necessário colocar toda a quantidade de leite.
    Em seguida, leve à geladeira.

    É simples, prática e muito gostosa, vale a pena experimentar. Já fiz com leite de cabra, ficou divino!

    Bjs

    1. Livia eu faço o Requeijao más ou menos igual o seu tbm ,so que a diferencia que eu uso mas leite kkkk pq a familia aquí e grande e adora kkkkkk e outra diferencia e que inves de batería essa massa do leite ( o coalho) eu levo ela no fogo ,! En una panela coloco a manteiga o sal e depois a massa ( coalho) mexo ate ficar bem molinho e vou acrecentando leite ate o ponto que me apetece , fica igual um pouco de mingau mas depois que esfria fica consistente é súper cremoso ! Deliciaaaa 😁😁😄😋😋 O requeijao con amido de milho ( A Maizena ) eu nao gosto nao fica muito ruim pro meu gosto ,ja testei varias vezes mas nao gostei !!

  8. Olá, como você não assinou não sei seu nome, mas que bom saber que a receita foi útil para você e seus alunos! Bjus

  9. Sou professora de Zootecnia, vi essa receita e fiz c/meus alunos, por ser fácil e de baixo custo..ficou maravilhoso!!!
    Muito obrigada!

  10. Maira, brasileiro que mora fora sofre com saudade dessas coisinhas hein. Um amigo na Irlanda é o tal do leite condensado, kkk.
    A Fernanda é a nossa princesa lindona, que bom que gostou do blog, volte sempre!

  11. Poxa! Vou usar essa receita… estou aqui no Canadá e não encontro requeijão para vender. Detalhe: Sou louca por requeijão!
    Sou amiga do Felipe mas sai de Recife antes de vc chegar. Parabéns pela filhinha de vcs. Ela é linda. Descobri o blog hj e agora vou ficar acompanhado. Adorei. 🙂

  12. Ai, Keilla, é mesmo, não coloquei =( Me perdoa…
    Vou mudar isso já, mas tenta de novo, não desanima, pq vale a pena =)
    Bjinho, fofa, pode dizer pro marido que a culpa e toda minha…

  13. Ju…Você sabe que eu te amo, e acompanho o seu blog todos os dias…mas vc me deixou louca com essa receita, assim que vc postou já fiquei com ela na cabeça, pra mim fazer para o maridão, e no ultimo fim de semana eu fiz, só que detalhe(vc não colou que tnha que ir na geladeira para criar consistencia)e eu achei que assim que vc terminasse de bater no liquidificador a receita já ficasse com cara de requeijão, e pronto…mas o meu não ficou, e levei para o fogo novamente e coloquei mais um monte de maizena,e voltei para o liquidificador e ainda assim ele não ficava com cara de requeijão, acabou que já era tarde e eu coloquei na geladeira para ver se ele tomava forma, o que aconteceu? ele ficou duro demais….(decepção), mas mesmo assim deu pra comer com torradas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Veja isto aqui também!